Qual a diferenca entre UX e UI?

Profissional da área da TI programando

 

UX e UI são termos que todos precisam saber e usar!

O mundo do Design vem ganhando muitas atualizações ao longo dos anos devido às novas técnicas e, também, por causa de novas demandas não tão presentes anteriormente.

Um dos exemplos são as áreas de UX e UI design. Ou, de modo completo: user experience e user interface.

Muitos agora podem ter olhado e pensado: “Ué, e tem diferença?”.

Sim, ambas são áreas diferentes, mas que se complementam na criação e desenvolvimento de projetos, e é exatamente isso que nós vamos mostrar para você neste artigo.

Pode rolar a barrinha do site para baixo ou arrastar na tela, que inclusive, são dois processos pensados por UI e UX designers, respectivamente.

Quando as áreas de UX e UI surgiram? 

O UX Design começou a ganhar mais importância no mercado digital a partir do início dos anos 2010, momento no qual a experiência do usuário se tornou o fator decisivo para fidelização dos clientes online.

Mas, não se engane! O termo já existe desde 1986 quando foi usado em um artigo específico chamado “interface as Mimesis“, de Brenda K. Laurel, dentro de uma coletânea criada por Donald Norman e Stephen W. Draper. Porém, o termo foi popularizado por Norman só quatro anos depois.

Atualmente, o UX é uma habilidade essencial solicitada por grande parte das vagas para designers e, de acordo com uma pesquisa anual realizada pelo LinkedIn, é uma das principais competências para o ano de 2021, junto com UI, que vamos conversar sobre um pouco mais a frente.

Já a UI é um termo bem mais antigo, que nasce com interação do ser humano com as máquinas, ou seja, desde a Era Industrial.

A preocupação em relação à interface com o usuário, portanto, começou como uma atribuição da engenharia industrial e, aos poucos, passou a ser papel do designer.

O que é UX -User Experience ? 

User experience, ou experiência do usuário é todo trabalho voltado para o sentimento que o cliente tem quando utiliza seu produto, acessa seu site, abre seu app ou seja qual for o seu serviço.

De forma bem sucinta, é o que o contato com sua plataforma causa no usuário, incluindo sentimentos, reações e até mesmo o que ele pensa enquanto utiliza seu produto. 

“É eficaz?”

“Atende às expectativas do usuário?”

“É de fácil compreensão?”

“Qual a percepção do usuário sobre meu produto ou serviço?”

“Como minha persona utiliza essa plataforma?”

Questionamentos assim são parte do processo de UX Design. 

Vale lembrar que o UX está presente na concepção e também em uma análise de projeto que já foi concebido.

Nesse caso, por exemplo, um analista de Customer Success pode solicitar ajuda de um profissional de UX na compreensão do que está tornando a jornada do consumidor mais cansativa.

Aliás, escrevemos um artigo completo sobre a profissão Customer Success, clique aqui para acessar.

O que é UI – User Interface?

User interface, ou Interface do Usuário, é a área do Design que concentra seus esforços na construção desta experiência que foi concebida anteriormente.

Uma curiosidade: em muitos casos, o profissional responsável pelo UX também é responsável pelo UI, mas não é algo obrigatório.

Ou seja, após a pesquisa, busca por insights, proposta para soluções de problema e apresentação das ideias, é o UI que começa seu trabalho.

Assim, UI busca dar vida a um projeto usando:

  • Cores;
  • Tipografias mais adequadas para o projeto;
  • Layout que permita uma navegação rápida e sem empecilhos;
  • Diagramação confortável.

O UI Design utiliza de diversas técnicas de edição e produção de projetos para a experiência do usuário ser a melhor possível.

Nesse momento, você pode até estar um pouco confuso com termo experiência já ter aparecido antes em UX, mas, calma, já vamos mostrar como as duas áreas se complementam.

Qual a diferença entre use experience e user interface? 

Enquanto o primeiro busca a ideia, pesquisa sobre a compreensão do usuário, seus hábitos e expectativas com o produto, o segundo absorve toda essa informação e transforma em um protótipo, passando por várias etapas até o projeto final.

Quando dizemos que as duas áreas se relacionam significa que não é possível a existência de um sem o outro, pois  a criação de um projeto é um processo horizontal, não vertical.

Dessa forma, se você quer entrar na área de UX ou UI, é bem provável que você vá acompanhar o projeto até o fim com contato direto com o outro setor, e não se limitará só a um pedaço do processo.

Como as áreas de UX e UI se complementam? 

Dentro de uma empresa, existem as áreas que normalmente concebem as ideias, embasando os dados e insights com dados e estudos teóricos específicos.

Somado a tudo isso, existe, também, a área que coloca essas ideias em execução.

Por exemplo: em uma agência de publicidade, essas áreas são separadas em planejamento e criação, respectivamente.

A existência de uma dessas áreas não anula a outra, muito pelo contrário, elas se complementam para que cada um colabore com suas melhores expertises, o UX e UI design trabalham dessa forma. 

Onde posso estudar User Experience (UX)?

Encontrar cursos gratuitos com conteúdo de qualidade para UX  não é uma das tarefas mais fáceis, pois normalmente aprender algo assim demanda não só investimento de tempo para desenvolver sua criatividade como também um investimento financeiro. 

Mas, aqui no www.EuCapacito.com.br há diversos cursos gratuitos de qualidade e, entre eles, destacamos o User Experience.

Esse curso sobre User Experience ensina você desde a pesquisa e coleta de dados até a prototipação de um projeto completo.

Isso mesmo, são 60 horas de um conteúdo especialmente pensado para as demandas do mercado atual.

Esses são alguns dos tópicos que você vai encontrar:

    • Design thinking;
    • Agile UX;
    • Lean UX;
    • Product Design Sprint;
    • Design Mobile.

Quer entrar para uma das carreiras mais promissoras atualmente? Clique aqui e tenha acesso ao curso!