Tecnologias imersivas e a evolução das aplicações no mercado

Tecnologias imersivas
  • Tecnologias imersivas não são novidade e estão evoluindo muito nos últimos anos.
  • Essas tecnologias são aplicadas em diferentes setores, principalmente na Educaação
  •  Realidade virtual é usada não apenas em jogos, mas também em negócios e serviços dos mais diversos mercados.
  • A tecnologia imersiva representa a transformação sobre a forma como interagimos com as pessoas e com diversas áreas. 

O que é tecnologia imersiva ?

A tecnologia imersiva utiliza recursos tecnológicos para simular um ambiente. Ou seja, ela cria uma interação real no meio virtual.

Um exemplo é  a realidade virtual, que pode ser aplicada em diversas áreas e setores.

Ela tem se tornado muito importante no processo de aprendizagem, pois a imersão gera experiências significativas e estimula o cérebro. 

As tecnologias imersivas criam um ambiente virtual com o poder de estimular os sentidos humanos. Ou seja, elas fazem com que nosso cérebro transforme o ambiente virtual em “real”. 

Essas tecnologias envolvem, por exemplo, imagens 3D, som detalhado, sensores que captam movimentos e transmitem para um ambiente virtual.

Dessa forma, você pode ampliar a experiência da realidade virtual com o auxílio de óculos, capacete, fones de ouvido e luvas. 

Esses dispositivos criam um ambiente virtual mais completo, tornando mais prático o desenvolvimento dos sentidos humanos.

Além da Educação, a tecnologia imersiva é muito forte no mercado entretenimento, pois pode ser aplicada no mercado de jogos e até em parques de diversão.  

O curso grátis “Soluções Tecnológicas Emergentes” pode ajudar a entender como a tecnologia tem revolucionado o mundo.

As aulas trazem conteúdos sobre IoT, inteligência artificial, realidade paralela, blockchain e bitcoin, vale a pena conferir e buscar aprender mais sobre o tema. 

Quer ficar por dentro da economia digital? Assine nossa newsletter e saiba mais sobre as novidades do Eu Capacito

Evolução das tecnologias imersivas

As tecnologias imersivas fazem parte da sociedade desde o primeiro modelo de simulador de voo comercial criado em 1930.

Em 1940, foi criada uma linha de fotografias tridimensionais, que unia sete pares 3D estereoscópicos de pequenas fotografias transparentes coloridas em filme. 

Desde essa época, a tecnologia vem evoluindo, passando para realidade virtual, acompanhada de equipamentos como óculos, capacete e fone de ouvido, que aumentaram a experiência relacionada à tecnologia imersiva.

Em 1950, por exemplo, a máquina de sensorama passou a ser utilizada nos cinemas. 

Já em 1990, vieram os jogos e as máquinas de fliperamas, a partir disso, a tecnologia foi evoluindo com imagens 3D, jogos e gráficos mais realistas, até chegar a era em que estamos.

Hoje, as aplicações das tecnologias imersivas são inúmeros, abrangendo os mais diversos setores.

Aplicações de tecnologias imersivas

Conheça alguns mercados que já utilizam essas tecnologias:

  • Empresas

Nas empresas, as tecnologias imersivas são usadas em treinamentos de colaboradores com simulação de diferentes situações e na criação de protótipos e outros.

  • Treinamentos de pilotos

Os pilotos utilizam a realidade virtual para treinamentos de voos. Afinal, essa utilização permite trabalhar com segurança situações adversas, como turbulências e pousos de emergências.

  • Educação

Utilizar a tecnologia na educação traz diversos benefícios para estimular os estudos de forma divertida e descontraída.

A realidade virtual, por exemplo, é um dos recursos que auxiliam a despertar o interesse e a atenção das pessoas para os conteúdos.

O uso de tais tecnologias ajudam a enriquecer o processo de aprendizagem, sendo uma chave para a evolução de estratégias pedagógicas.

Um exemplo prático esta na matéria da Computerworld que mostra como as realidades virtual e aumentada podem contribuir com o ensino durante a pandemia.  

  • Comércio

A tecnologia imersiva também pode ser usada pelo comércio para transformar a experiência de compra.

Em algumas lojas virtuais, é possível “testar” o produto antes da compra, como, por exemplo, ao comprar óculos.

Além disso, até no mercado imobiliário é possível utilizar a realidade virtual para visitar um imóvel, por exemplo.

Empresas de turismo também podem criar ambientes para atrair mais clientes, desenvolvendo um catálogo tridimensional para atrair mais clientes.

  • Saúde

A saúde é uma das áreas mais promissoras para o uso tecnologias imersivas

A tecnologia é utilizada para treinamentos e, quando se une com a robótica, os processos e cirurgias se tornam mais precisos e menos invasivos.

Por fim, é possível utilizar a realidade virtual em tratamento de diversos tipos de transtornos psicológicos.

Nestes casos, o paciente poderá ter experiências com diversas situações sem enfrentar a mesma tensão que seria na vida real.

Além disso, você pode encontrar inúmeras as possibilidades de uso da tecnologia imersiva aplicada no dia a dia das pessoas.

O avanço da tecnologia imersiva tem proporcionado diferenciais significativos no dia a dia. 

Vale ressaltar que estudar sobre a quarta revolução industrial e o empreendedorismo, auxilia a compreender a evolução da tecnologia e como afeta as empresas e as nossas vidas diariamente. 

No Eu Capacito, você encontra uma diversidade de cursos para se desenvolver no trabalho e opções para adquirir e aperfeiçoar novas habilidades. 

Confira nossa lista de cursos clicando aqui.