O WhatsApp pode ser uma ferramenta útil para marcas gerarem e qualificarem oportunidades de negócio (leads). Um estudo feito pela agência especializada 8D Hubify testou e comparou o desempenho do WhatsApp e das Landing Pages, avaliadas como recursos mais antigos e otimizados para a geração de leads. A conclusão é que a ferramenta de mensageria do Facebook tem enorme potencial.
No primeiro teste, foi oferecido um material rico (e-book) para pessoas no início da jornada de decisão de compra, e no segundo um teste gratuito de uma plataforma de gestão, mais ao final da jornada do cliente. Ambos os testes ocorreram exclusivamente em dispositivos móveis, por 14 dias, com tráfego pago (por meio de anúncio digital) e com a mesma verba de mídia em cada canal (landing page ou WhatsApp).
O primeiro teste (início da jornada de compra) recebeu mais de 9.548 cliques, que se dividiram em um tráfego de 4.940 usuários para um chatbot do WhatsApp e 4.608 usuários para as Landing Pages. Na primeira plataforma, foram convertidos 66 leads (indicou uma forma de contato como e-mail ou telefone) e nenhum MQL (Marketing Qualified Leads).
Já na segunda plataforma (Landing Page), os resultados foram de, respectivamente, 16 e 10; ou seja, enquanto o WhatsApp gerou mais de 4 vezes o volume de leads que a Landing Page, ele não foi capaz de gerar MQLs e a Landing Page gerou 10.
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O segundo teste (final da jornada de compra) recebeu mais de 4.816 cliques, que se dividiram em um tráfego de 2.550 usuários para um chatbot do WhatsApp e 2.266 usuários para as Landing Pages. Na primeira plataforma, foram convertidos 72 leads e 30 MQLs.
Já na segunda plataforma (Landing Page), os resultados foram de, respectivamente, 122 e 10; ou seja, enquanto o WhatsApp gerou 3 vezes o volume de MQLs que a Landing Page, ele gerou 59% dos leads gerados pela Landing Page.
Análise dos resultados
Na análise de Fábio Duran, CEO da 8D Hubify, os estudos mostram o enorme potencial do marketing conversacional e principalmente do WhatsApp como ferramenta de geração de leads.
“É um ambiente que ainda gera alguma desconfiança, na medida em que vemos uma variedade de golpes digitais acontecendo. Porém, não podemos ignorar que com o amplo acesso à smartphones, o WhatsApp o torna mais conveniente e mais fácil de interagir do que com a Landing Page”, explica o executivo.
Para Duran, conversar com os clientes em canais como o WhatsApp pode ser mais assertivo e, portanto, é mais complexo otimizar a comunicação, por isso ainda é preciso mais testes, aprendizados e otimizações para se colher resultados ainda melhores.
“O marketing conversacional e a digitalização de processos não são modas passageiras, porém, antes de massificar recursos, as empresas precisam dedicar um tempo de estudo para saber como aproveitar cada função da melhor forma”, conclui.