Por mais que não pareça, o e-mail não é tão antigo quanto a internet e surgiu bem antes. A ferramenta é fantástica e mudou bastante toda a forma de relacionamento e o envio de mensagens.
O e-mail trouxe praticidade e muita facilidade no dia a dia das pessoas. Entenda mais como pode ter surgido antes da internet.
Criação do e-mail antes da internet
O nome “e-mail” significa “eletrônico mail”, ou seja, correio eletrônico. Ele surgiu bem antes da internet através de uma troca de mensagens entre computadores em 1971. Feita pelo programador, Ray Tomlinson, que usou a ARPANET, rede de computadores que deu origem à internet.
O programador Ray Tomlinson criou um aplicativo SNDMSG, um software simples que permite a troca de mensagens entre usuários conectados no mesmo computador.
Para realizar o envio das mensagens sem internet, Tomlinson usou o protocolo de transferência de arquivos, chamado CYPNET. Assim qualquer pessoa conectada à ARPANET conseguiria trocar mensagens mesmo que não utilizasse o mesmo computador.
Logo após a criação, foi acrescentado o “@” para identificar quem e de onde está vindo as mensagens. Já na década de 80, foi proposto alterar e converter o recebimento de mensagens de ARPANET para a Internet.
Atualmente, os endereços de e-mail possuem o “@” para apontar onde o e-mail daquele usuário está hospedado.
A criação de Ray Tomlinson proporcionou a criação do e-mail como conhecemos atualmente, isto é, para troca mensagens instantâneas utilizadas para o dia a dia, trabalho, escolas, cursos, entre outras funções.
Os primeiros e-mails
Na década de 90, começaram a surgir os primeiros serviços de hospedagem como o Hotmail, um dos primeiros a ser gratuito, criado por Sabeer Bhatia. Possibilitando o acesso a qualquer pessoa que quisesse ter um correio eletrônico.
Já em 1997 Sabeer Bhatia vendeu o Hotmail para a Microsoft, que a partir disso criou uma variação de serviços como galeria de imagens, domínios, blogs, messenger e até o Xbox LIVE.
Ao longo dos anos foram surgindo diversos outros serviços de e-mail, como Yahoo, Rocket mail, entre outros. Porém, no Brasil, o e-mail de forma gratuita chegou através do “Brasil OnLine”, conhecido como BOL.
A capacidade dos e-mails foi aumentando conforme a internet evoluiu. No início as mensagens eram enviadas como simples mensagens de textos, sem imagem, arquivo ou qualquer outro tipo de anexo.
Mas conforme a capacidade de armazenamento foi aumentando, novas ferramentas foram surgindo, como a que permitiu enviar e-mail com arquivos e imagens. Assim, o e-mail deixou de ser apenas uma troca de mensagem simples e passou a ser uma das principais formas de comunicação, principalmente nas empresas.
Tipos de provedores de e-mail
Os provedores de e-mail evoluíram e ao longo dos anos foram surgindo novas possibilidades de se cadastrar e enviar mensagens instantâneas de forma gratuita. Os três principais provedores de e-mail são:
-
Gmail
É o mais conhecido. Surgiu em 2004 disponibilizando cerca de 1GB gratuitamente para os usuários. Ganhando mais visibilidade no mercado tecnológico pela quantidade de espaço para armazenamento e troca de mensagens.
O Gmail é um dos mais populares do mundo, oferece diferentes recursos organizacionais e é capaz de remover spam com facilidade.
-
Outlook
O provedor surgiu em 2012 criado pela gigante Microsoft, que comprou o Hotmail assim que surgiu na década de 90. A criação do Outlook levou a migração dos endereços Hotmail para a nova ferramenta da Microsoft.
A grande facilidade do Outlook é a integração com os aplicativos da Microsoft, como skype, por exemplo.
-
Yahoo! Mail
Por fim, outro provedor de e-mail bastante utilizado é o Yahoo. Criado em 1997, ele teve uma atualização na interface em 2005, depois, em 2010, o Yahoo lançou a versão beta do Yahoo! Mail, que incluiu melhorias no desempenho, pesquisa e integração com o Facebook.
O Yahoo já foi bem mais popular do que agora, mas continua procurado pela possibilidade de criar e-mails descartáveis, o que proporciona mais privacidade. Entretanto, caso não utilize sua conta por mais de quatro meses consecutivos, ela automaticamente é excluída.
Além disso, com o desenvolvimento e evolução dos e-mails, surgiram também os corporativos, especialmente para relacionamentos de empresas com seus clientes.
Hoje em dia, todas as pessoas que possuem um smartphone, por exemplo, têm um e-mail cadastrado. Por isso, o correio eletrônico se tornou essencial para as empresas que querem um relacionamento com seus clientes.
Um e-mail corporativo dá mais credibilidade para sua empresa, conquista a confiança dos clientes, traz um foco maior para sua marca e facilita a organização de acesso. Essa ferramenta é essencial para os nossos dias atuais e surgiu bem antes que a internet.
O Eu Capacito disponibiliza uma diversidade de cursos para se desenvolver e opções para adquirir e aperfeiçoar novas habilidades.
Confira nossa lista de cursos clicando aqui.