A maioria dos brasileiros não se sente segura em utilizar plataformas financeiras online como bancos online ou carteiras digitais, identificou um novo estudo realizado pela Kaspersky. No País, de acordo com o estudo “O estado do uso e da segurança dos pagamentos digitais na América Latina”, apenas 25% dos entrevistados afirmam confiar na segurança desses serviços digitais.
A segurança é um ponto importante para escalar o uso de pagamentos digitais na região. Na América Latina, os usuários no Chile se mostraram aqueles que mais confiam na tecnologia (40%), com Peru, Colômbia e Panamá (todos com 39%), Guatemala (38%) e Costa Rica (35%) à frente do Brasil em relação ao tema. A última posição fica com a Argentina (22%).
Quando questionados por que utilizam as carteiras digitais, 88% dos brasileiros entrevistados afirmam que a praticidade é o principal fator. 58% deles também dizem que usam pagamentos on-line pela fácil navegação e gerenciamento de informações financeiras.
“Não há dúvida de que os usuários do Brasil reconhecem os benefícios que os pagamentos digitais proporcionam. No entanto, elas não podem ser negligenciadas, pois a adoção dessas tecnologias também pode expô-las a ciberameaças, como as que são comumente espalhadas por SMS, e-mail ou mensagens de WhatsApp”, afirma Fabio Assolini, diretor da equipe de Pesquisa e Análise para a América Latina da Kaspersky.
Entre as recomendações dos especialistas da Kaspersky para usar pagamentos digitais com segurança estão o uso de senhas complexas, que combinam números, sinais e letras; desconfiar de links que vêm em e-mails ou mensagens em redes sociais e anúncios suspeitos; o uso de redes privadas virtuais também é recomendado assim como o uso de uma solução antimalware robusta.