Dicas essenciais para o sucesso financeiro do seu negócio

Profissional de Sucesso do cliente

O sucesso financeiro é fundamental para a sobrevivência e crescimento da empresa.

Empreender exige cuidar de diversas áreas da empresa,  inclusive administrar a área financeira, divulgar o produto ou serviço, cuidar de clientes, controlar atendimento, entre outros setores.

O setor financeiro bem organizado auxilia no crescimento do seu negócio, pois possibilita investir em novos recursos e colaboradores que vão te auxiliar na expansão do negócio. 

O que é gestão financeira

A gestão financeira é um conjunto de ações e etapas administrativas que envolvem planejar, analisar e controlar todo o financeiro da sua empresa.

As ações são importantes para a organização do dinheiro visando o sucesso financeiro.

É primordial controlar as despesas, investimentos, lucros e todo o fluxo de caixa da sua empresa. A gestão financeira ajuda a trazer bons resultados para todo empreendimento. 

A partir da análise dos indicadores financeiros, é possível identificar para onde a empresa está caminhando e como será seu crescimento nos próximos anos.

A análise permite entender se seu negócio está realmente lucrando ou não.

Toda a gestão permite organizar e gerenciar o controle do fluxo de caixa, o controle de contas a pagar e a receber, planejamento tributário, avaliação de desempenho e análise de investimentos.

Entretanto, é necessário ter planejamento para administrar o financeiro da sua empresa. Além disso, para empreendedores há conteúdos inovadores que certamente farão a diferença para sua empresa crescer.

Gestão para o sucesso financeiro

Independentemente do tamanho da empresa, a gestão financeira faz toda a diferença para o crescimento do seu negócio, pois fortalece a organização, além de dar a oportunidade de realizar novos investimentos.

Uma gestão financeira de sucesso reduz os gastos desnecessários, ajuda a controlar custos e também pode aumentar a qualidade e os resultados da própria empresa.

Para gerar consistência e continuidade nos negócios é necessário aplicar ações e estratégias relacionadas ao controle financeiro.

Por fim, o controle das finanças tem o objetivo de melhorar os resultados da empresa e gerar um aumento nos lucros e no patrimônio.

Além de permitir conhecer melhor a situação dos negócios para criar novas estratégias e oportunidades de crescimento.

A gestão financeira pode ser realizada por meio de  planilhas ou por plataformas e sistemas que oferecem maior entendimento das   finanças.

Ter uma empresa bem sucedida é resultado de uma estrutura administrativa eficiente. 

Como cuidar do controle financeiro do seu negócio

Administrar toda a empresa não é tão fácil, mas com algumas técnicas é possível organizar o setor financeiro para ter maior controle sobre o seu negócio e as finanças.

Além de ser importante realizar o planejamento para projetar as receitas e despesas.

Há algumas dicas que os empreendedores podem colocar em prática para melhorar o controle financeiro.

Como, por exemplo, separar o orçamento pessoal e profissional. 

Tenha como prioridade separar as contas pessoais das contas da empresa. Também é importante ter uma parte de “salário” (pró-labore) para que o dinheiro da empresa seja separado entre as despesas, caixa e pró-labore, etc.

Além disso, faça o planejamento estratégico das suas finanças, assim é possível atingir os objetivos esperados e, para administrar as contas da empresa, coloque metas distintas que você deseja alcançar como proprietária da empresa.

Realizar a gestão financeira exige disciplina e organização, principalmente para saber os prazos das datas de vencimentos das contas e das datas de recebimentos, evitando atrasos e o pagamento de juros. 

Acompanhar o fluxo de caixa é um ponto básico para as empresas.  O fluxo de caixa é o movimento de entradas e saídas do dinheiro da empresa, assim você pode entender melhor a diferença entre as despesas e o lucro.

O controle do fluxo de caixa pode ser registrado por semana, mês e ano. Contudo, é importante que faça análises periódicas para administrar melhor e conquistar uma organização mais assertiva na empresa.

Dessa forma, o empreendedor terá uma visão mais precisa sobre a situação financeira da empresa. Ele acompanhará relatórios periódicos para saber se as movimentações estão em em dia,  se os resultados estão como o esperado e isso fortalecerá o crescimento do negócio.

Para os empreendedores que trabalham com produtos, vale ressaltar a administração do controle de estoque como um dos primeiros passos para iniciar o gerenciamento financeiro, pois o estoque deve ser mantido na medida certa para não ocorrer desperdício de materiais.

O Eu Capacito fornece dezenas de cursos, inclusive sobre empreendedorismo para cuidar do dinheiro, que certamente auxiliará a dar os primeiros passos para organizar as finanças da sua empresa.

O curso ensina a cuidar do dinheiro do negócio para que os empreendedores possam alcançar o sucesso com a gestão financeira, oferece  informações sobre como melhorar a saúde financeira das empresas e sobre o consumo consciente do crédito.