Profissional de Sucesso do cliente

O que um profissional de sucesso do cliente faz e quanto ganha?

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28 de julho de 2021

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O profissional de sucesso do cliente (Customer Success) é responsável por compreender as necessidades e fidelizar o cliente. Mesmo sendo algo novo, esses profissionais ganharam bastante relevância no mercado e em diversas organizações.

Isso porque há várias formas de captar novos clientes para fazer a empresa crescer e algumas pesquisas apontam que sai mais barato manter um cliente e o fidelizar do que ir sempre atrás de novos clientes.

O que é um Profissional de Sucesso do Cliente?

O profissional de sucesso do cliente garante a melhor experiência para os clientes, desde o atendimento até a elaboração das estratégias com toda a equipe, visando os melhores resultados e priorizando as entregas. 

Os profissional de sucesso do cliente são conhecidos também como Customer Success (CS). A função primordial dessa área é evitar que os clientes rompam contrato com a empresa e desistam dos produtos e serviços em questão. 

Um dos objetivos do Customer Success é resolver todos os problemas da empresa, inclusive receber os feedbacks dos clientes para conquistar a fidelidade durante todo o processo de compra. 

Por ser um mercado muito recente, no qual o avanço da jornada do consumidor e o processo de compra proporcionam mais entendimento da marca, os profissionais estão ganhando mais espaço e se tornando cada vez mais importantes para o crescimento e fidelização dos clientes.  

O profissional desenvolve estratégias e técnicas para alcançar o resultado desejado por meio de interações com a empresa, ajudando a trazer clientes com excelentes experiências e gerar satisfação em sua jornada de compra.

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O que faz um Customer Success (CS) ?

O profissional de sucesso do cliente é responsável por maximizar a satisfação do público, por fidelizar os clientes e otimizar a experiência, representar as insatisfações para resolver os problemas. 

Além disso, esses profissionais são encarregados de aumentar o nível de interação do público com a marca, reunindo todas as informações que possam agregar e auxiliar a centralização das dúvidas dos clientes. 

O objetivo é fazer a empresa ter clientes que possam ser verdadeiros advogados da marca, fazendo com que eles comprem mais ou comprem novos produtos. Para a empresa, o resultado é fidelização e expansão do negócio. 

Por fim, o sucesso do cliente acontece quando seu cliente atinge o resultado esperado como resultado das interações da sua empresa.

Todas as empresas podem ter uma área ou profissional dedicado  ao Customer Success e são capazes de fidelizar os clientes.

O CS trabalha para trazer boas experiências e gerar bons resultados para o público e para o cliente. Com o desafio de ajudar a alcançar o sucesso e garantir a fidelização dos usuários.

Além disso, os clientes que se tornam verdadeiros advogados da marca, auxiliam na divulgação de novos produtos e promovem boas experiências para outros usuários, influenciando a confiabilidade na marca.

Um cliente satisfeito faz toda a diferença no processo de compra para a empresa, ter pessoas com boas experiências e que podem confirmar a qualidade de produtos e serviços traz mais credibilidade para a marca. 

Quanto ganha um CS?

Os profissionais que trabalham na área devem conhecer muito bem seus clientes e saber quais estratégias adotar na hora de conquistar os advogados da marca. Além disso, é necessário identificar os indicadores para monitorar as conquistas dos clientes. 

Entretanto, o salário de um profissional do sucesso iniciante está entre R$1.516 e R$2.485, na média, podendo chegar a  R$3.000, segundo os dados do Vagas.com.

Já o gestor de Customer Success pode receber até R$7.428.

A remuneração vai depender da empresa que está contratando. Grandes corporações estão buscando pessoas capacitadas para realizar a conquista dos clientes.

Entre as atividades da função, esse profissional deverá se encontrar com o cliente, analisar todos os processos envolvidos no momento da compra e após a venda, compreender os feedbacks para trazer melhorias, criar possíveis soluções para os problemas e apresentar propostas de melhorias na empresa.

Os CSs são essenciais para as empresas que buscam criar os verdadeiros advogados da marca, assim como clientes que recomendam a marca para conhecidos e qualquer pessoa que faça comentários positivos sobre determinado produto ou serviço. 

O profissional tem interação com todos os setores da empresa.  As atividades da área de Customer Success podem ser aplicadas desde o processo de compra, passando pelo Marketing Digital, Logística, Administração, Atendimento, entre outros setores.

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