4 dicas para estabelecer uma comunicação assertiva com o time de tecnologia

Executivo traz sugestões para profissionais que buscam melhorar sua performance de liderança com o time de tecnologia

Redação

4 de outubro de 2024

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Uma pesquisa recente, com mais de 80 gestores de times de segmentos como tech leads, product managers, desenvolvedores, entre outras áreas, feita pela Bossa Box em conjunto com o IFTL, edtech brasileira voltada para o desenvolvimento de líderes, mostrou que das habilidades ou conhecimento que os líderes precisam estar atentos, 27,4% dos respondentes escolheram o “alinhamento de metas claras e realistas com a alta liderança”. Já a segunda opção, com 26,2%, é a “comunicação eficaz entre equipes de outros departamentos”.

Diante deste cenário, e compreendendo que essas habilidades têm impacto direto no alinhamento estratégico e na retenção de profissionais de tecnologia, que ainda é comum no mercado, Danrley Morais, CTO e cofundador da edtech, traz quatro dicas para ter uma comunicação assertiva e integrada em times de tecnologia. Veja a seguir:

1. Alinhamento estratégico

Regularidade nas reuniões estratégicas. Isso depende do estágio em que o negócio se encontra, mas é algo que pode ser feito periodicamente, segundo o especialista. O objetivo dos encontros é garantir que os envolvidos tenham um entendimento claro referente aos direcionamentos estratégicos da companhia.

É importante também incorporar feedback contínuo de todas as áreas, utilizando métodos como as retrospectivas, para ajustar as estratégias em tempo real. “Dessa forma, a empresa consegue não apenas identificar desafios, mas também promover um ciclo contínuo de aprendizado e adaptação, o que é crucial para o crescimento sustentável”, destaca o cofundador e CTO do IFTL.

2. Alinhamento tático com o time de tecnologia

Muito antes de começar o planejamento com o time de tecnologia, é importante fazer uma reunião que envolva tech leads, product designers, product managers, desenvolvedores, product owners, entre outras áreas, com o objetivo de debater previamente sobre as principais dores e necessidades dos usuários, assim como as possíveis soluções a serem criada. “A intenção aqui é sair da reunião com as principais tarefas definidas e otimizar o tempo de planejamento com o time de engenharia”, reforça Morais.

3. Alinhamento operacional

Outro passo antes de começar o planejamento é o responsável pelo produto a ser criado apresentar, em números, sempre que possível, os principais impactos, por meio de um planejamento, o objetivo do sprint que será planejado.

“O foco é definir o que pode ser entregue no sprint e como esse trabalho vai ser alcançado. Após isso, é o momento de reunir o time de engenharia, dividir as principais tarefas identificadas pelo time tático em tarefas menores e determinar quem será a pessoa responsável por cada atividade, bem como estimar o tempo que será gasto para desenvolver cada uma delas”, afirma o executivo.

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4. Reuniões periódicas com time de tecnologia

Sejam alinhamentos diários, semanais ou quinzenais, o importante é ter uma rotina de encontros com a equipe. O propósito dessas reuniões é falar sobre as atividades que estão sendo feitas e abordar possíveis bloqueios que estejam afetando o andamento das tarefas.

“As discussões técnicas devem ocorrer em outro momento, para não tomar tempo de toda a equipe. É importante, ainda, definir regras para garantir que caso alguém eventualmente não possa estar presente na reunião, essa pessoa possa atualizar o time de tecnologia por meio da ferramenta de comunicação que a empresa utiliza”, reforça o cofundador do

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