Os cargos de tecnologia costumam constar como os principais procurados por empresas e startups. Engenheiros de software, engenheiro de dados, desenvolvedores e analista de segurança da informação dominam as listas e apostas de pesquisas. Afinal, com as constantes inovações de TI, essa demanda não é de surpreender. Por isso, os profissionais estão mirando em cargos mais altos, e vagas remotas estrangeiras, como nos EUA, chamam a atenção.
“Profissionais de TI participativos, ágeis, inovadores, destemidos e que agem fora do convencional atraem recrutadores de empresas que buscam um colaborador para fugir do óbvio e se arriscar. Aqueles que querem trabalhar em uma startup precisam acompanhar essa demanda e se adaptar ao ritmo acelerado para conquistar seu espaço e evoluir na carreira”, comenta Jeff Bolton, CTO e co-fundador da Higlobe, fintech de pagamentos para profissionais brasileiros que trabalham remotamente para os EUA.
Pensando nisso, o executivo elenca cinco dicas para os profissionais que querem construir carreira em uma startup.
1- Expresse suas opiniões
Líderes gostam que colaboradores sejam participativos e opinem sobre os caminhos a serem seguidos. Se você acredita que a abordagem escolhida pode não ser a ideal, não tenha medo de expressar e sugerir outra ideia melhor. Novas ideias e opções criativas são sempre bem-vindas.
2- Participe do planejamento
Brainstorming é uma tarefa rotineira na vida de toda equipe de TI. Mergulhe nas reuniões para entender os problemas, as consequências, as soluções e estar atualizado sobre as metas do negócio para, assim, identificar como contribuir.
3- Enfrente o desconhecido
Startups estão entre os poucos tipos de empresa que valorizam profissionais que se arriscam e abraçam o desconhecido. Não tenha medo de enfrentar as incógnitas, inovar, errar e aprender no processo.
Veja também: Conheça as 7 Habilidades Mais Buscadas em Profissionais de Tecnologia
4- Pense como empreendedor
Estar preparado para imprevistos requer também estar equipado com múltiplas soluções e ter um pensamento ágil. Essas são algumas características de empreendedores, principalmente de startups, que apostam e se arriscam, mas não sem antes adotar uma visão ampla das possibilidades. A mesma filosofia vale para desenvolvedores, que precisam aderir a perspectivas que permitam enxergar desafios e suas respectivas respostas no dia a dia.
5- Aproveite a jornada
Trabalhar em uma startup é uma aventura enriquecedora. Mais do que melhorar habilidades técnicas, é preciso fugir de crenças limitantes e expandir horizontes. Use toda a experiência obtida para evoluir e crescer na carreira, colhendo os frutos ao longo do percurso.