profissional de TI

Profissionais de TI: 5 dicas para uma carreira em startup americana

Executivo de fintech americana compartilha dicas para profissionais de TI

Redação

11 de março de 2024

COMPARTILHE

Os cargos de tecnologia costumam constar como os principais procurados por empresas e startups. Engenheiros de software, engenheiro de dados, desenvolvedores e analista de segurança da informação dominam as listas e apostas de pesquisas. Afinal, com as constantes inovações de TI, essa demanda não é de surpreender. Por isso, os profissionais estão mirando em cargos mais altos, e vagas remotas estrangeiras, como nos EUA, chamam a atenção.

Profissionais de TI participativos, ágeis, inovadores, destemidos e que agem fora do convencional atraem recrutadores de empresas que buscam um colaborador para fugir do óbvio e se arriscar. Aqueles que querem trabalhar em uma startup precisam acompanhar essa demanda e se adaptar ao ritmo acelerado para conquistar seu espaço e evoluir na carreira”, comenta Jeff Bolton, CTO e co-fundador da Higlobe, fintech de pagamentos para profissionais brasileiros que trabalham remotamente para os EUA.

Pensando nisso, o executivo elenca cinco dicas para os profissionais que querem construir carreira em uma startup.

1- Expresse suas opiniões
Líderes gostam que colaboradores sejam participativos e opinem sobre os caminhos a serem seguidos. Se você acredita que a abordagem escolhida pode não ser a ideal, não tenha medo de expressar e sugerir outra ideia melhor. Novas ideias e opções criativas são sempre bem-vindas.

2- Participe do planejamento
Brainstorming é uma tarefa rotineira na vida de toda equipe de TI. Mergulhe nas reuniões para entender os problemas, as consequências, as soluções e estar atualizado sobre as metas do negócio para, assim, identificar como contribuir.

3- Enfrente o desconhecido
Startups estão entre os poucos tipos de empresa que valorizam profissionais que se arriscam e abraçam o desconhecido. Não tenha medo de enfrentar as incógnitas, inovar, errar e aprender no processo.

Veja também: Conheça as 7 Habilidades Mais Buscadas em Profissionais de Tecnologia

4- Pense como empreendedor
Estar preparado para imprevistos requer também estar equipado com múltiplas soluções e ter um pensamento ágil. Essas são algumas características de empreendedores, principalmente de startups, que apostam e se arriscam, mas não sem antes adotar uma visão ampla das possibilidades. A mesma filosofia vale para desenvolvedores, que precisam aderir a perspectivas que permitam enxergar desafios e suas respectivas respostas no dia a dia.

5- Aproveite a jornada
Trabalhar em uma startup é uma aventura enriquecedora. Mais do que melhorar habilidades técnicas, é preciso fugir de crenças limitantes e expandir horizontes. Use toda a experiência obtida para evoluir e crescer na carreira, colhendo os frutos ao longo do percurso.

TAGS:
carreirasdesenvolvedorhabilidades e competênciasprofissõessoft skillstecnologiatecnologia da informação

Conteúdos relacionados

Bem vindo de volta