Um estudo global da Tata Consultancy Services (TCS), empresa líder global em consultoria e soluções de TI, revela que 69% dos líderes na América Latina acreditam que criatividade humana e o pensamento estratégico continuarão a ser a vantagem competitiva das empresas. Os dados são do TCS AI for Business Global Study, relatório que mostra com detalhes a adoção da IA nas empresas ao redor do mundo. Longe de substituir empregos, os executivos latino-americanos entrevistados também esperam que o número de funções impactadas pela IA seja um ganho líquido.
Leia também: E-book: Soft Skills: por que elas são tão importantes?
O estudo também mostra que 49% dos entrevistados acreditam que a IA aumentará ou não terá impacto no número de empregos. Apesar disso, 36% dos executivos esperam um declínio no número de funções existentes.
A TCS entrevistou cerca de 1.300 CEOs e outros executivos seniores em 12 setores e 24 países, incluindo entrevistados do México, Brasil, Colômbia e Chile. Cerca de metade das empresas tinha entre US$ 1 bilhão e US$ 5 bilhões em receita anual e a outra metade mais de US$ 5 bilhões.
Mais informações sobre estudo global neste link.