Quais soft skills serão as mais solicitadas nos próximos anos?

06 de janeiro de 2022
soft skills

Cada vez mais, o mercado de trabalho tem valorizado as soft skills antes de contratar um profissional.

Tais competências estão relacionadas ao comportamento da pessoa na condução das atividades.

Por isso, desenvolver soft skills permite que os profissionais sejam valorizados pelas empresas, pois resolver os problemas de modo inovador e trazer soluções criativas são uma das competências necessárias para se destacar no próximo ano. 

Quais serão as soft skills mais solicitadas nos próximos anos?

Há algum tempo que as soft skills se tornaram essenciais para o mercado de trabalho, além do conhecimento técnico exigido em cada área, as competências comportamentais são ótimas oportunidades para o profissional se destacar no mercado. 

Segundo um estudo realizado pela World Economic Forum, em cerca de 5 anos, 35% das competências consideradas relevantes serão substituídas por outras habilidades ainda mais específicas. 

Por isso, é importante entender quais habilidades vão ser mais solicitadas nos próximos anos, assim você poderá trabalhar e se desenvolver para se destacar no mercado de trabalho. 

As habilidades que serão solicitadas para os próximos anos são: 

  1. Capacidade de resolver problemas complexos
  2. Pensamento crítico
  3. Criatividade
  4. Gestão de pessoas
  5. Liderança
  6. Inteligência emocional
  7. Tomada de decisão
  8. Gestão de projetos
  9. Negociação
  10. Flexibilidade cognitiva

Como desenvolver as habilidades de soft skills? 

Além do profissional tomar a iniciativa para aprender as habilidades de soft skills, a empresa pode auxiliá-lo no processo e, assim, contribuir para um ambiente de trabalho melhor e mais amigável. 

Para quem quer melhorar e desenvolver tais competências, é importante refletir sobre quais precisam ser melhoradas e quais precisam ser desenvolvidas. Portanto, faça uma autoavaliação para entender seus pontos fortes e aprimorar-se. 

Além de buscar esses pontos, veja quais fazem precisam ser desenvolvidas visando o cargo que almeja.

Para aqueles profissionais que querem ser líderes, por exemplo, é importante aprimorar a comunicação, liderança, gestão de pessoas e tomada de decisão. 

Um dos primeiros passos para começar a desenvolver habilidades de soft skills é preparar a mente para começar aprender coisas novas. Faça um planejamento para começar com pequenas ações.

Pratique e veja o que as pessoas à sua volta estão comentando e,  principalmente, se a relação com elas têm melhorado.

Assim, você conseguirá se manter motivado e aos poucos ir desenvolvendo novas habilidades de soft skills. 

Outro ponto para começar a desenvolver e melhorar tais competências é procurar sempre aproveitar todas as oportunidades de praticar. Essas habilidades podem auxiliar até mesmo no relacionamento pessoal, por isso, não perca a oportunidade de exercitá-las. 

Além disso, esteja pronto para receber e dar feedbacks sobre suas competências.

Quando começamos a nos desenvolver e melhorar, as pessoas em nossa volta percebem a diferença e até comentam o assunto. 

Pensando nisso, esteja preparado para ouvir e receber os feedbacks que vão agregar valor ao seu desenvolvimento. 

Quer ficar por dentro da economia digital? Assine nossa newsletter e saiba mais sobre as novidades do Eu Capacito

Cursos gratuitos que vão ajudar a desenvolver soft skills

Por fim, é possível aprender  com cursos que auxiliam a melhorar e criar as habilidades de soft skills. Com o Eu Capacito, você consegue aprender mais sobre as principais habilidades que vão ser solicitadas nos próximos anos de forma gratuita. 

Nossa dica para iniciar a jornada é o  curso 5 habilidades para impulsionar sua carreira, no qual você aprenderá sobre inteligência emocional, que é uma das principais competências para o próximo ano, persuasão, foco, colaboração e adaptabilidade.

Outro curso  é o  equilíbrio emocional na era da incertezaque ensina sobre gestão das emoções e as habilidades sociais. 

Para aperfeiçoar o espírito de liderança, há também o curso diversidade, inclusão e pertencimento para líderes e gerentes, em que fala sobre liderança inclusiva, diversidade, inclusão em uma empresa, entre outros tópicos. 

A competência de gerir pessoas, uma das listadas para se desenvolver nos próximos anos, pode ser aprendida com o curso como desenvolver a colaboração entre a equipe. O curso vai abordar temas como liderança,  trabalho em equipe, receber e dar feedback, gestão de equipes virtuais, entre outros. 

Todos os cursos listados no Eu Capacito são gratuitos e certamente farão a diferença para  os profissionais que estão buscando melhorar suas competências em soft skills. Veja também o curso habilidades profissionais para entender suas aptidões pessoais.

São diversos cursos de soft skills que podem ser acessados pelo site, clicando aqui. Os cursos te dão conhecimento para a vida no trabalho, na sociedade e no dia a dia. 

Com o Eu Capacito é possível encontrar uma diversidade de cursos para se desenvolver e opções para adquirir e aperfeiçoar novas habilidades também técnicas. 

Confira nossa lista de cursos clicando aqui.