Na semana passada, a Meta apresentou sua nova rede social, o Threads. A novidade foi definida pela empresa como um novo aplicativo, desenvolvido pela equipe do Instagram, para compartilhar atualizações em forma de texto e participar de conversas públicas. A nova rede social de Mark Zuckerberg nasce para competir com o Twitter.
De acordo com a Reuters, o Threads já bateu 100 milhões de usuários em apenas 5 dias e ultrapassou o ChatGPT, até então o app com crescimento mais rápido da história. De acordo com um levantamento da agência Artplan publicado pela Forbes, a rede teve mais de 4 milhões de conversas em português apenas nos três primeiros dias de existência. Para se ter uma ideia, em menos de 1 hora após o lançamento, a cantora Anitta e a influenciadora Virginia foram as primeiras da rede a chegar a 1 milhão de usuários.
Como funciona o Threads
Para começar a usar o Threads, basta usar a sua conta do Instagram para fazer login. Seu nome de usuário e verificação do Instagram serão mantidos – com a opção de personalizar o seu perfil especificamente para o Threads, se preferir.
No feed do Threads, você poderá ver informações compartilhadas por pessoas que você segue, além de conteúdos recomendados de novos criadores, que você ainda não conhece. Por lá, os usuários poderão fazer posts de até 500 caracteres. Links, fotos e vídeos de até 5 minutos também poderão ser incluídos.
A rede social funciona como um novo espaço no Instagram, assim é possível compartilhar um post do Threads nos seus stories além da possibilidade de compartilhar uma postagem, em forma de link, em qualquer outra plataforma que escolher.
Assim como no Instagram, você pode adicionar palavras ocultas para filtrar respostas que contenham termos específicos. Você também poderá deixar de seguir, bloquear, restringir ou denunciar um perfil clicando no menu de três pontos, e todas as contas bloqueadas no seu Instagram serão automaticamente bloqueadas no Threads também.
O Threads está disponível para iOS e Android, e as pessoas podem baixar o aplicativo na App Store da Apple e também na Play Store do Google. A rede social foi lançada simultaneamente em mais 100 países, mas a Meta ainda não disponibilizou aos membros da União Europeia em razão da regulamentação sobre o uso de dados.