Quais as vantagens do empreendedorismo digital?

Empreendedorismo

O empreendedorismo é uma grande oportunidade de aprendizado quando tratamos de negócios e de futuro, pois há diversas ferramentas e caminhos que ajudam o empreendedor na sua jornada, independente do seu segmento.

Essas ferramentas vêm se modernizando cada vez mais e dando espaço para empresas totalmente digitais e com grandes chances de crescimento com seus objetivos e desafios.

Se você nunca ouviu falar de empreendedorismo digital e quer saber mais, continue lendo, pois iremos trazer diversas informações sobre esse mercado, as formas mais interessantes de começar e outros detalhes adicionais.

O que é empreendedorismo digital?

Em sua essência, o empreendedorismo digital é praticamente uma empresa virtual, ou seja, sem estabelecimento físico ou necessidade de escritório ou similares. Esse tipo de empreendedorismo vem se tornando cada vez mais comum e cada vez mais eficiente, porque oferece vantagens bem expressivas aos interessados, permite investimento menor, além de outros diferenciais que iremos citar aqui.

Como exemplo de empreendedores digitais podemos citar todos os marketplaces que não possuem lojas físicas (alguns acabam se tornando empreendimentos mistos ao criarem logística própria), sites que intermediam serviços (como o Uber e o iFood), todos os profissionais de marketing de internet, dropshippers, entre outras possibilidades.

As formas de trabalhar por meio da internet, de casa e no seu ritmo, são alguns dos maiores atrativos do empreendedorismo digital, mas existem desafios e questões que acabam fazendo com que nem todos os que começam tenham o sucesso que desejam, ainda mais porque existe um exagero sobre esses empreendimentos.

Especialmente quando o assunto é “como ganhar dinheiro na internet”, a quantidade de propostas exageradas (algumas apenas mentirosas) é enorme. Isso é um problema sério para quem está começando, já que existe uma quantidade considerável de informações a serem absorvidas e formas de empreender digitalmente.

Quais são as vantagens e desafios do empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital tem uma série de vantagens e desafios bem interessantes, que favorecem investimentos dos mais variados (em tempo e dinheiro) e podem ser bem válidos para os mais jovens, que podem inclusive se dedicar ao empreendedorismo digital enquanto estão ainda na escola, como uma forma de criar uma independência financeira.

As principais vantagens do empreendedorismo digital são:

  • Flexibilidade de investimento: você pode começar seu negócio digital sem investir dinheiro algum, mas investindo tempo e aguardando ele dar frutos. O investimento financeiro tende a diminuir o tempo necessário para o negócio dar resultado, mas nem sempre acontece dessa maneira.
  • Pode ser feito de casa: uma das maiores vantagens do empreendedorismo digital é que ele pode ser feito de casa, sem gerar um gasto muito maior nas despesas domésticas. É, sem dúvida, uma das formas mais fáceis de começar um negócio.
  • Pode ser rapidamente escalável: Na maioria das vezes o empreendedorismo digital pode ser escalado de forma muito prática, embora nem sempre seja o ideal. O equilíbrio do ROI e outras dificuldades de infraestrutura podem fazer com que a qualidade do produto/serviço caia um pouco.
  • Pouca burocracia: em muitos empreendimentos, basta fazer um cadastro em um site e você já pode começar a trabalhar!

Por incrível que pareça, essas vantagens acabam abrindo espaço para uma série de concepções equivocadas sobre o empreendimento digital. É importante que, antes de considerar seus primeiros passos neste mercado, que você conheça os desafios e as informações subsequentes que traremos, além das tradicionais dificuldades e incertezas que o empreendedorismo em si já possui:

  • Concorrência alta: Um mercado emergente, com alto potencial de lucratividade e de fácil entrada, não é difícil de imaginar que muitos dos nichos do empreendedorismo digital tenham alta concorrência, o que dificulta a entrada e a lucratividade dos recém chegados em muitos desses nichos, por isso, fique atento.
  • Alta quantidade de cursos livres pagos de procedência duvidosa: Começar no empreendedorismo digital não é fácil, e por isso mesmo muitos empreendedores digitais especializam-se em vender cursos apenas para empreendedores digitais, ensinando métodos que prometem muito e nem sempre entregam o que prometem. O recomendável é aproveitar toda uma gama de cursos grátis sobre o assunto (Os cursos de empreendedorismo da Eu Capacito são um excelente começo!) antes de investir em cursos pagos.
  • Os desafios de um home office tradicional, com um adicional: Toda a liberdade do home office associada com a independência do empreendedorismo pode ser bem perigoso em mãos indisciplinadas. As possibilidades de se entrar em jornadas exaustivas ou de procrastinar mais do que o necessário fazem com que formas de controlar os horários de trabalho e produtividade sejam indispensáveis.

Dados úteis sobre o empreendedorismo digital

Depois de conhecer as vantagens e desafios do empreendedorismo digital, vamos apresentar alguns dados que podem te ajudar a escolher um nicho para trabalhar: