O trabalho do futuro não tem fronteiras e já está acontecendo no Brasil: de acordo com o novo Relatório Global de Contratações Internacionais da Deel, empresa global de recursos humanos, a contratação de talentos brasileiros por empresas internacionais cresceu 46% em 2023. O Brasil está entre os cinco países com maior número de profissionais que trabalham para companhias estrangeiras, junto das Filipinas, Estados Unidos, Argentina e Colômbia.
Segundo a pesquisa anual, que está em sua quarta edição, além do Brasil, os Estados Unidos, Reino Unido, Suécia e Canadá são os países mais interessados nos talentos brasileiros. Apesar disso, negócios sediados na Alemanha e Chile foram mais ágeis na contratação de profissionais do país, destacando a competência dos trabalhadores locais.
Para Cristiano Soares, Country Manager da Deel no Brasil, os números refletem a derrubada de barreiras na contratação global, que continua se consolidando, dadas as grandes vantagens para empresas e trabalhadores. “Este relatório nos permite observar a evolução do mundo do trabalho. A contratação global não é mais apenas uma tendência, mas sim uma realidade para empresas que desejam expandir seus negócios rapidamente e acessar os melhores talentos na busca pelo sucesso”, afirma. “O Brasil se tornou um mercado-chave tanto por seus profissionais altamente qualificados, quanto por sua atuação como um empregador atrativo”, reforça o executivo.
Talento local, salário global
O Brasil está entre os países com o maior número de novos contratos em 2023, e o salário para os locais compensa: em comparação com 2022, o último ano teve aumento de 75% nos pagamentos para profissionais de todas as áreas.
威而鋼 m-2023/”>O aumento nos pagamentos fica evidente principalmente para desenvolvedores de software: o salário anual médio para um profissional brasileiro de nível pleno que trabalha para uma empresa estrangeira chega a US$165.000 – o mais alto salário da América Latina. Em média, a região teve aumento de 2% nos salários em dólares em relação a 2022.
Sem fronteiras na contratação
O Brasil também se beneficia de contratações estrangeiras. Em 2023, houve um aumento de 50% no número de empresas brasileiras empregando profissionais de outros países, principalmente da Argentina, Estados Unidos e Colômbia. Desde 2021 atuando no país, hoje a Deel atende 75% dos negócios “unicórnio” brasileiros, entre os principais nomes estão o Nubank, Magalu, Banco BS2, Ebanx, Grendene, Embraer, Hotmart e Neon.
Veja também: Profissionais de TI: 5 dicas para uma carreira em startup americana
O Relatório Global de Contratações Internacionais analisa mais de 300 mil contratos gerados em 160 países através da Deel, avaliando dados de mais de 20 mil clientes e outras fontes, visando descrever as tendências da força de trabalho global ao longo de 2023.