Cada vez mais presente no cotidiano de trabalho, a IA é mais uma ferramenta aliada aos projetos de programação. De acordo com dados recentes do GitHub, 41% de todos os códigos estão sendo gerados pela tecnologia. Entretanto, esses códigos gerados ainda não apresentam a mesma exatidão ou resultado daqueles construídos por um programador humano, exigindo um trabalho de revisão e teste das linhas de programação.
Pensando em integrar o uso de IA na rotina de desenvolvedores gradativamente, potencializando esse processo, Isabela Castilho, CEO da escola de programação Rocketseat, traz 5 dicas para desenvolvedores tornarem-se mais produtivos com a ajuda de IA:
Veja 4 dicas para os desenvolvedores se tornarem mais produtivos com IA:
1. Correção de erros humanos
Trabalhar em um projeto de programação pode ser exaustivo e alguns erros passam despercebidos pelo olho humano. É aí que a IA entra: a ferramenta consegue destrinchar os códigos com mais velocidade e resolver desde os erros mínimos aos mais complexos que não foram identificados na construção das linhas de código. “O programador pode ensinar sua linha de pensamento e a IA segui-la. Se a linha estiver bem estruturada, ela consegue complementar muito bem. A IA escolhe a variável ou completa um trecho de código, pois já entendeu o objetivo daquele projeto”, afirma Isabela.
2. Dividir para conquistar
A Inteligência Artificial pode ser um parceiro de trabalho e assimilar a linha de raciocínio do profissional. Um passo importante é dividir os processos para tornar a aprendizagem da IA mais assertiva. Quebrar o problema em partes pequenas é importante para a IA poder ajudar com as respostas.
Leia também: e-book gratuito para quem quer aprender a programar
3. Deixe o trabalho chato para a IA
Parte do trabalho de programação é copiar linhas dezenas de vezes e repetir processos que podem tomar tempo. A IA pode te ajudar nisso, melhorando a produtividade e automatizando processos para deixar que você, dev, foque na parte criativa, que, de fato, é insubstituível e inerente ao profissional humano.
4. Seja o guia para a IA
Uma das principais vantagens da Inteligência Artificial é a capacidade de assimilar grandes volumes de dados e aprender com o usuário. Por isso, para que a IA entregue uma colaboração positiva, é fundamental guiá-la de acordo com suas necessidades e linha de raciocínio.
“Ter algo como a IA para discutir, acaba facilitando muito. A IA completa o código com tudo necessário e passa a tornar o meu dia mais produtivo. Às vezes só faltava isso para resolver um problema e seguir. É importante entender os limites, entender se a IA está errada ou se você está levando para o caminho errado”, completa Isabela.
5. Quais ferramentas usar?
A executiva ainda compartilha uma série de ferramentas de IA voltadas para desenvolvedores. São elas:
IntelliCode
Um assistente de codificação que sugere linhas de código enquanto você programa, acelera a escrita de códigos e ajuda a evitar erros comuns.
TabNine
Um assistente de desenvolvimento que oferece sugestões contextuais para autocompletar e pode até gerar testes automaticamente.
Codeium
Um completador de código para acelerar o desenvolvimento, sugerindo recursos para autocompletar e gerando códigos a partir de linguagem natural. Também oferece recursos de refatoração, tornando o código mais limpo e eficiente.
Leia também: Funcionários usam IA generativa para lidar com excesso de trabalho