O Customer Experience tem como objetivo focar na qualidade da interação com os consumidores da marca. Essa nova abordagem vem se destacando na área de atendimento ao cliente.
Existem 4 fundamentos que vão auxiliar as empresas a adquirirem um bom relacionamento com o cliente e obter a melhor experiência para o usuário com um atendimento único e personalizado.
4 Fundamentos do Customer Experience
1 – Atenção às interações
Um dos primeiros fundamentos do Customer Experience é a interação com os usuários.
Não importa em qual etapa do funil de venda o cliente está, o intuito é que ele tenha um atendimento único e personalizado desde o começo do processo.
A interação com o cliente tem que acontecer desde o primeiro contato, as empresas precisam compreender que toda e qualquer relação com os consumidores são extremamente importantes.
Para isso acontecer, é importante oferecer o melhor em todas as interações e etapas dos processos com o cliente, desde o primeiro atendimento até o pós-venda.
2- Seja único
Outro fator fundamental do CX é oferecer para os clientes a experiência de ser único na empresa.
Cada atendimento deve ser feito de forma especial e personalizada.
Para ser único, a empresa pode investir em ferramentas de atendimento diferenciada que aprimoram também a integração do usuário, promovendo ações personalizadas para os consumidores.
Ao iniciar o processo para aprimorar a experiência do usuário procure também entender as características exclusivas, que fazem com que os clientes se sintam únicos, analise a concorrência para entender o diferencial que pode ser melhorado para adicionar em seu negócio.
3 – Prepara-se para oferecer soluções personalizadas
Os clientes estão cada vez mais exigentes e oferecer um atendimento personalizado faz toda a diferença.
Afinal, com a tecnologia e as redes sociais, os usuários podem comparar preço, opinião e ver recomendações das empresas.
Por isso, buscar se preparar para oferecer soluções personalizadas e imediatas traz para o cliente a sensação de ser único.
O cliente pode enviar dúvidas, sugestões e reclamações por e-mail ou outro canal de atendimento.
Esteja sempre preparado para atender e solucionar os problemas de forma efetiva e personalizada. Assim, mostrará o quanto a empresa quer tornar a experiência desse usuário única.
4 – Comunicação assertiva
Para ter um bom Customer Experience, a comunicação com cliente deve ser assertiva.
Por isso, não sobrecarregue os clientes com informações demais, busque compartilhar apenas informações relevantes e esteja sempre aberto para esclarecer dúvidas.
Estabeleça um bom relacionamento antes da compra e no pós-venda.
A empresa pode enviar diversas informações para manter o cliente seguro ao longo da etapa de cada processo, entretanto, evite mandar informações desnecessárias, como muitos e-mails de promoção, que muitas vezes acabam no lixo eletrônico.
A empresa deve comunicar mudanças no processo de compra do cliente, como status do pedido, novidades, comunicar mudanças, notificar possíveis interrupções de serviços e enviar mensagens de acordo com a necessidade do negócio.
Entenda mais sobre Customer Experience
Customer Experience (CX) é também conhecido como o profissional da “Experiência do usuário”, o nome que se dá para um conjunto de estratégias e ações que melhoram a relação com os consumidores. Mas, por favor, não confundir com UX, pois estamos abordando outra coisa aqui.
O CX é basicamente a imagem e o atendimento que a empresa passa para os consumidores durante todo o processo de compra, ajudando a solucionar dúvidas e no pós-venda.
A experiência do usuário envolve diversas etapas da jornada de compra, além dos fundamentos listados acima, que não podem faltar.
Isso envolve desde o momento em que o cliente pesquisa por um determinado produto ou serviço até o momento de finalizar a compra.
O Customer Experience é um diferencial para qualquer empresa que queira se destacar em seu segmento.
Visto que os clientes estão cada vez mais exigentes levando em consideração antes de comprar o preço, atendimento, etc.
Sendo assim, quanto mais satisfeitas as pessoas estiverem com sua empresa, maior será a fidelidade do cliente.
O CX serve para criar verdadeiros advogados da marca, que vão indicar, compartilhar e defender.
Para quem quer entender melhor sobre esse universo, no Eu Capacito temos o curso “Customer experience management”, que ensina sobre as estratégias, jornada do cliente, omnichannel, processo de decisão e neuromarketing.
Vale a pena conferir também o ebook “Customer experience: entenda melhor sobre essa profissão em alta no mercado”, que aponta o quanto o CX é essencial para melhorar a relação dos clientes com a empresa.
Os profissionais de CX são cada vez mais requisitados pelas empresas, pois são eles os responsáveis por boas experiências e por personalizar o atendimento de forma efetiva para os negócios.
Por fim, no Eu Capacito é possível encontrar uma diversidade de cursos para se desenvolver e opções para adquirir e aperfeiçoar novas habilidades.
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