Tecnologia em 2022: conheça as principais tendências

10 de janeiro de 2022
tecnologia em 2022

Chegamos em 2022 e queremos, obviamente, saber quais serão as tendências para o mercado de tecnologia, pois assim já começamos atualizar os conhecimentos para crescer ainda mais na profissão. 

As tendências do mercado são um guia para ajudar os gestores de TI a investirem em novos projetos. Afinal,  2022 oferece muitas promessas para o mercado de TI. 

Entenda mais sobre as tendências do mercado de tecnologia para este ano

Principais tendências do mercado de tecnologia em 2022

O mercado de tecnologia é um dos que sempre está crescendo e trazendo novidades. A última delas foi o anúncio de um universo virtual que está desenvolvido pelo Facebook, que aproveitou o marco para trocar seu nome para Meta. 

A nova tecnologia anunciada pela big tech está sendo desenvolvida para conectar pessoas no universo virtual em 3D. O metaverso é um ambiente em que terá personagens 3D com interação no mundo físico e digital.

A esta novidade, somamos tendências que envolvem também a inteligência artificial, realidade aumentada.

A introdução do avanço do 5G terá novas aplicações e a possibilidade de começarem a adotar internet com mais velocidade do que temos atualmente nas operadoras.

Todas essas tendências mostram como o ambiente de TI nas empresas precisarão acelerar os processos para acompanhar a evolução. 

Outro ponto que podemos destacar que está entre as tendências para 2022 são as habilidades comportamentais, as conhecidas soft skills. Isso porque para  acompanhar o mercado será necessário muita dedicação de todos da empresa para atender as demandas de forma rápida, adquirir conhecimento tecnológico e ser capaz de pensar em estratégias para o negócio. 

Sem contar com as constantes ameaças do cybercrime, uma das grandes preocupações das empresas em 2021 e que promete, infelizmente, continuar este ano.  A segurança e privacidade são tópicos que devem ser ainda muito discutidos nos próximos anos. 

Por fim, a terceirização do gerenciamento das infraestruturas de equipamentos de TI é outra grande tendência para este ano. 

Além disso, entender e lidar com o futuro do trabalho híbrido e digital, algo que entrou em nossas vidas nos últimos dois anos promete continuar influenciando o mercado de TI. Isso porque desde o ano passado, muitos escritórios começaram a voltar parcialmente ou totalmente ao trabalho presencial. 

Quer ficar por dentro da economia digital? Assine nossa newsletter e saiba mais sobre as novidades do Eu Capacito

Tendências tecnológicas para  2022

O mundo da tecnologia oferece uma expansão significativa para 2022.

Algumas tecnologias poderão mudar a forma como vivemos, por exemplo, o caso do metaverso, onde vamos modificar o jeito que nos relacionamos até no ambiente de trabalho. 

A descentralização da web é um dos pontos que serão ainda mais explorados nos próximos anos.  Principalmente com a adoção da tecnologia blockchain, que proporciona a descentralização para todo o mercado financeiro. 

A tecnologia blockchain se tornou popular por conta do Bitcoin e das criptomoedas, que proporcionam a descentralização para que as pessoas possam ter um controle maior sobre o seu dinheiro, trazendo mais liberdade de uso. 

Para ficar por dentro da tendência de blockchain no próximo ano, o Eu Capacito disponibiliza dois cursos gratuitos sobre blockchain. 

O primeiro blockchain – primeiros passos, no qual você aprenderá o básico sobre a tecnologia blockchain, incluindo explicação sobre o funcionamento da criptomoeda e como pode ser utilizada até mesmo para melhorar a segurança dos alimentos. 

O segundo curso blockchain advanced, em que o usuário aprenderá as aplicações que estão mudando os paradigmas de negócios e ainda vai aprender na prática a criar smart contracts.

Profissões em alta ligadas à tecnologia em 2022 

As profissões na área de tecnologia também estão em alta para 2022.O salário de acordo com o tempo de experiência na função pode chegar até 42 mil, segundo o site Economia Uol. 

As profissões em alta na área de tecnologia para 2022 são: diretor de tecnologia, gerente de TI, gerente de segurança da informação, desenvolvedor, designer de interfaces, gerente de infraestrutura, etc.

Outras áreas como logística, RH, marketing, administrativo, financeiro, vendas e engenharia, também são áreas com tendências de crescimento e em alta para este ano. As empresas estão buscando profissionais que possam agregar com os conhecimentos técnicos e soft skills. 

Aproveite para impulsionar sua carreira na área de tecnologia com os cursos do Eu Capacito, lá é possível aprender sobre big data, cybersecurity, java, cloud computing, linux, gestão de infraestrutura de TI, introdução a cibersegurança, user experience, etc.

São diversas possibilidades inclusive para aprimorar as habilidades de soft skills, como curso “5 habilidades para impulsionar sua carreira, certamente terá mais oportunidades no mercado de trabalho. 

Com o Eu Capacito é possível encontrar uma diversidade de cursos para se desenvolver e opções para adquirir e aperfeiçoar novas habilidades.

Confira nossa lista de cursos clicando aqui.