Por que falar sobre competências sociomocionais?

26 de novembro de 2021
mercado de trabalho dos programadores

As competências socioemocionais contribuem em todo o processo da vida de uma pessoa, pois cada indivíduo aprende a lidar com suas emoções e a desenvolver autoconhecimento de forma diferente. 

Elas contribuem para o ambiente de trabalho e estão sendo valorizadas cada vez mais, inclusive fazendo parte do processo de seleção na contratação de profissionais.

Entenda mais o porque devemos falar sobre as competências socioemocionais.

O que são competências socioemocionais?

As competências emocionais são um conjunto de habilidades  desenvolvidas para lidar com as nossas emoções e facilitar o relacionamento interpessoal. Elas estão diretamente ligadas ao modo de pensar, agir, decidir e ser do indivíduo. São diferentes de uma pessoa para outra, pois cada um possui um jeito diferente de lidar com as situações do dia a dia.

Algumas competências socioemocionais são: 

  • Empatia
  • Felicidade
  • Autoestima
  • Ética
  • Paciência
  • Responsabilidade
  • Autoconhecimento
  • Criatividade
  • Comunicação
  • Autonomia
  • Sociabilidade

Por que falar sobre competências socioemocionais?

As competências socioemocionais passaram a ser incluídas em currículos e projetos pedagógicos.

Elas auxiliam o indivíduo a saber lidar com as emoções e estar preparado para enfrentar e propor soluções para os desafios que vão encontrando no dia a dia, seja no trabalho, escola, universidade ou em casa.

Falar sobre as competências socioemocionais implica também em promover diversidade. Por isso, este é um tema a ser debatido e aplicado em escolas e trabalho, afinal, pessoas que desenvolvem competências socioemocionais demonstram ter mais empatia para relações sociais positivas, tomar decisões e ser responsável.

Nas escolas, elas podem ser abordadas junto com as competências cognitivas. Envolvendo o processo de aprendizagem para algo mais amplo e levando em consideração as competências e autoavaliação sobre o próprio desempenho, seja nas relações com os colegas, professores e demais pessoas.

Aprimorando a capacidade de se comunicar e estabelecer conexões com os colegas e adultos. 

Além de aprender a trazer ideias e ser responsável por criar laços e impactar nas interações diárias. 

Quer ficar por dentro da economia digital? Assine nossa newsletter e saiba mais sobre as novidades do Eu Capacito

Qual a importância das competências socioemocionais?

Cada vez mais empresas vêm investindo em profissionais que são capazes de resolver problemas de forma criativa, trabalhar bem em equipes e ter soluções criativas para o dia a dia. E é justamente aí que as competências socioemocionais se destacam. 

As habilidades fazem com que as pessoas passem a gerenciar as emoções e ter um maior desenvolvimento em sua vida, seja no trabalho, escola, universidade, ou em casa. Debater as competências e desenvolvê-las traz a oportunidade de ter mais pessoas com a capacidade de mostrar empatia em qualquer ocasião. 

Quer aperfeiçoar suas habilidades socioemocionais? 

Para quem deseja aperfeiçoar ou desenvolver tais habilidades, uma dica importante é procurar saber mais sobre si e sobre suas emoções. 

Para entender mais, o Eu Capacito disponibiliza o curso gratuito sobre “Equilíbrio emocional na era da incerteza”, no qual o aluno aprenderá sobre gestão das emoções e habilidades sociais, como medo, raiva, nojo, tristeza, entre outras.

Além disso, há também o curso “5 habilidades para impulsionar sua carreira”, para trazer uma reflexão sobre suas atitudes em sua vida profissional. No curso, o aluno aprenderá sobre inteligência emocional, foco, colaboração, adaptabilidade e persuasão. Uma ótima oportunidade para entender seus sentimentos e desenvolver novas habilidades. 

O Eu Capacito disponibiliza uma diversidade de cursos para se desenvolver e opções para adquirir e aperfeiçoar novas habilidades. 

Confira nossa lista de cursos clicando aqui.