O que um profissional de infraestrutura faz?

Ilustração de projeto de infraestrutura e arquitetura de servidores

A pandemia do COVID-19 mostrou que cada vez mais profissionais de TI são necessários para o cotidiano de uma organização, esteja ela trabalhando de maneira remota ou não. Na área de Tecnologia da Informação, um dos importantes profissionais é o de infraestrutura. 

O papel de um analista de infraestrutura é, majoritariamente, o desenvolvimento e manutenção das redes de computadores, servidores e data centers. O profissional participa de todo o processo, desde o estudo de viabilidade, planejamento e análise da estrutura tecnológica atual, até a criação e monitoramento de rotinas de desenvolvimento contínuo para que a empresa cresça e consiga suportar um aumento em suas operações de forma estruturada.

De que maneira esse profissional assegura isso?

O analista de infraestrutura deve garantir que toda a base tecnológica da empresa, como os computadores, servidores de email, rede de dados, a própria internet e outros recursos técnicos estejam funcionando corretamente. 

Dessa forma, ele é responsável pelo planejamento e instalação de softwares e/ou hardwares que atendam as demandas da empresa em que ele está. Deve ter em mente os programas que melhor se adaptam a realidade e os recursos fornecidos pela empresa.

Isso feito, é essencial garantir que o sistema esteja funcionando de maneira adequada, realizando checagens constantes para obter um alto desempenho,  além de garantir que os dados estejam armazenados de maneira segura. É importante se manter atento a possíveis falhas técnicas e pontos nos quais a segurança de dados precisa ser reforçada.

Por fim, esse profissional deve estar preparado para atender eventuais chamados, trabalhando dentro da área de suporte técnico. Precisa saber resolver dúvidas, e possivelmente, ajudar a adequação dos funcionários que tiverem dificuldades com esses sistemas de tecnologias.

Mercado de trabalho

Assim como em todas as outras áreas da TI, existe uma grande demanda por profissionais com o conhecimento técnico necessário para preencher vagas. É importante ressaltar que um analista de infraestrutura deve estar constantemente se reinventando e se atualizando quanto às novidades e cursos dentro da sua área. 

Segundo o Guia Salarial de 2021 de Robert Half, um analista de infraestrutura júnior pode começar ganhando uma média salarial de R$ 3,8 mil. Conforme o profissional for adquirindo experiência e se profissionalizando, sua ascensão pode levar a cargos de gerência em que o salário pode chegar até aos R$ 28,2 mil.

Conhecimentos Requeridos

Um profissional de infraestrutura deve ter conhecimentos sobre programação, ou seja, deve possuir um bom domínio sobre ferramentas como Python e também Java. Termos e conceitos dentro da programação demandam inglês intermediário. 

Por conta do papel de afirmar a segurança dos dados, é necessário também conhecimento em Azure e outras ferramentas que capacitem o profissional dentro dessas áreas.

Ter domínio na área de business intelligence também é bastante importante, considerando que um profissional de infraestrutura deve ser capaz de gerir e analisar informações a fim de poder dar o suporte necessário e pensar estrategicamente na melhor maneira de organizar dados e recursos.

Se tratando de soft skills, ou seja, competências comportamentais, esse profissional deve ser comunicativo, a fim de propor conversas com os outros membros da empresa para apresentar suas ideias de melhorias. Além disso, deve ser bastante organizado, sabendo administrar suas demandas e priorizar as tarefas mais importantes para a performance da empresa. 

Pensa em se tornar um analista de infraestrutura?

Todos esses conhecimentos técnicos citados acima podem ser aprendidos no Eu Capacito. Ainda dentro da plataforma, é possível realizar cursos de soft skills para aumentar seu valor no mercado de maneira a se diferenciar de outros profissionais dessa área.

Aproveite a oportunidade e ingresse agora em cursos gratuitos, o Eu Capacito fornece dezenas de cursos na vertical Tech que vão te ajudar a dar os primeiros passos na área, ou mesmo a se profissionalizar em Infraestrutura.