O que um Gerente de Projetos faz e quanto recebe?

Gerente de Projetos visualizando planejamento

Dentro da área de gestão das organizações deve existir um profissional que se encarrega de conduzir novas iniciativas dentro de várias áreas diferentes de maneira multidisciplinar e estratégica, alinhando diversas equipes para que cada uma complemente o trabalho da outra. O responsável por esse trabalho é o Gerente de Projetos.

Este basicamente deve checar se todas as engrenagens estão funcionando para que a máquina atinja o melhor desempenho possível.

Quando o cargo Gerente de Projetos começou a existir?

Esse cargo já está existe desde o final do século XIX e surgiu por conta da revolução industrial. Com a necessidade de organizar e sistematizar os projetos, nasceu essa profissão.

Entretanto, foi apenas na década de 50, com o boom industrial nos EUA após a Segunda Guerra Mundial, que o gerente de projetos foi consolidado como um profissional essencial no monitoramento das atividades das organizações. Nessa época, foi definido que o trabalho desse profissional deveria consistir em 5 etapas: 

  • Iniciação 
  • Planejamento
  • Execução
  • Monitoramento
  • Controle 
  • Encerramento.

Como o Gerente de Projetos age no dia a dia?

O gerente de projetos deve ser capaz de ter uma visão 360° para enxergar o papel de cada área na execução de um novo projeto proposto por uma empresa, desde a equipe de criação até mesmo a equipe de divulgação. É importante que essas equipes estejam alinhadas, que cada uma delas saiba o que está sendo feito em outras partes do projeto, para que possam fazer um projeto eficaz.

O gerente de projetos deve garantir que todos esses funcionários estejam trabalhando com a melhor performance possível.

Para que isso possa ser possível, esse profissional deve manter alguns fatores em mente a todo momento: 

  • Recursos disponíveis
  • Prazo de entrega
  • Custo
  • Indicadores de projetos
  • Comunicação integrada com todos os envolvidos

Todo esse esforço deve ser feito em período integral, o que exige desse profissional um pensamento rápido e estratégico para gerir diversas áreas.

Habilidades necessárias para um Gerente de Projetos

Não existe uma formação específica para esses profissionais.

Funcionários de áreas como finanças, engenharia e de tecnologia da informação podem assumir essa gestão conforme suas carreiras começam a evoluir e consigam preencher os requisitos necessários. Entretanto, existe uma série de habilidades que devem compor o perfil.

Um gerente de projetos deve ser um excelente comunicador para que ele possa passar as informações de uma área para outra e com clareza. Deve ter uma grande capacidade de liderança uma vez que naquele projeto, em específico, ele será a pessoa que os funcionários devem procurar para esclarecer dúvidas ou apresentar problemas, e por isso, deve sempre ter os riscos em mente para apresentar soluções eficientes.

Quando se lida com diversas áreas ao mesmo tempo, é preciso saber fazer negociações, cobrar resultados ou fazer concessões. E por fim, uma das habilidades mais importantes é a adaptabilidade e flexibilidade, para quando as demandas não saem como planejado.

É importante reconhecer que um projeto terá imprevistos, mas isso não deve comprometer o rendimento.

Todas as habilidades citadas acima são consideradas soft skills, ou seja, habilidades comportamentais que não podem ser avaliadas da mesma maneira que conhecimento técnico.

Mercado de trabalho

Como dito antes, o gerente de projetos não tem uma formação específica. Portanto, os profissionais de outras áreas podem ocupar esse cargo conforme adquirem uma visão estratégica e multidisciplinar.

Esse profissional pode chegar a ganhar R$ 11, 1 mil por conta da grande demanda de habilidades exigidas.

Essa profissão te chamou atenção? Além de vários cursos gratuitos e específicos, como programação em várias linguagens e Business Intelligence, presentes na plataforma Eu Capacito para que você se torne um profissional de T.I, ainda existem cursos de desenvolvimento de soft skills.

Um gerente de projetos deve possuir conhecimento técnico e inteligência  interpessoal, e isso pode ser trabalhado dentro da plataforma com os nossos conteúdos. Aproveite!