big data

O que é Big Data e qual o futuro da tecnologia?

Agência Esenca

24 de janeiro de 2022

COMPARTILHE

Big Data é um conjunto de dados que precisam ser processados e armazenados.

O conceito tem transformado a tecnologia ao aprimorar as estratégias da empresa por meio de dados.

Há uma enorme quantidade de dados que  podem ajudar na tomada de decisão das empresas

O que é Big Data? 

É o grande volume de dados, que são gerados em alta velocidade e em grande variedade que não pode ser processado por bancos de dados ou aplicações de processamento tradicionais. O próprio nome já traduz o significado por trás do “big data”.

Os profissionais de Big Data têm como objetivo identificar dados que possam ser utilizados em determinado contexto, separando o que é relevante para a empresa. Trabalhando na construção de sistemas de processamento de dados em larga escala. 

Para trabalhar na área é importante ter habilidades técnicas e o entendimento em sistemas e arquiteturas. O analista de Big Data precisa de conhecimentos multidisciplinares e pensamento analítico. 

Além disso, precisa entender bem sobre os negócios para saber o contexto em que a empresa está inserida.
É importante conhecer também plataformas como NoSQL, Mongo DB e ter conhecimento nas linguagens de programação como Java e Scala. 

Quer ficar por dentro da economia digital? Assine nossa newsletter e saiba mais sobre as novidades do Eu Capacito

Qual o futuro da tecnologia?

O Big Data tem vínculos com outros conceitos como Data Science, que pode ser usado como uma ferramenta poderosa para gerar experiências únicas para os usuários, além de desenvolver soluções para alcançar clientes de forma cada vez mais certeira. 

Essas aplicações são amplas e podem auxiliar a tecnologia para o futuro.

O futuro do Big Data está reservando grandes surpresas e benefícios para as empresas, pois os dados que são coletados são utilizados em inúmeras estratégias.

Uma das tendências para o futuro do Big Data envolve a migração mais rápida por conta do armazenamento em nuvem, que se tornará para as empresas um grande diferencial, principalmente para ter mais segurança e praticidade. 

A praticidade de cloud computing tem crescido no mercado e se tornou uma referência para as empresas que estão dedicadas a estratégia com o uso de dados, facilitando o processo de coleta, armazenamento e extração das informações. 

Outro ponto é o surgimento de novas plataformas, pois, com a computação em nuvem o futuro é promissor para o big data.

Os serviços variam de acordo com as necessidades da empresa, por isso o surgimento de novas plataformas vai melhorar a forma de como analisar, armazenar e a infraestrutura da gestão de dados. 

Além disso, o conceito de nuvens híbridas vai unir melhor o big data e a computação em nuvem, proporcionando toda a praticidade e acessibilidade para soluções.

Podendo contar com uma portabilidade de dados, de forma a alternar entre os dois modelos. 

Essa é uma das tendências que reserva um futuro promissor,  já que as empresas vão aproveitar e melhorar toda a infraestrutura e seus sistemas.

Sem contar com outras evoluções como a do dashboard, inteligência de decisão com o big data, gerenciamento de big data mais aprimorado, entre outras evoluções. 

Uso da tecnologia para estratégias

Com o mercado cada vez mais competitivo, as empresas precisam começar a identificar o que os consumidores querem e quais as necessidades que precisam ser atendidas.

Alguns exemplos para utilizar o Big Data de modo estratégico são: 

No mercado de manufatura, em que as indústrias utilizam essa tecnologia para aumentar a produtividade, reduzir custos e aumentar a qualidade dos produtos. Sendo a tecnologia principal para a indústria 2.0. 

Já para as empresas varejistas utilizam o big data para proporcionarem melhorarias e ampliarem o grau de satisfação dos clientes, além de ser possível desenvolver produtos e serviços alinhados com as necessidades dos clientes.

A área de saúde pode beneficiar com a redução de tempo de espera e acabar com as filas, além de permitir o diagnóstico por imagem de forma automatizada e precisa.

As avaliações de crédito e os cuidados com as fraudes nos serviços financeiros são uma das áreas mais beneficiadas com o uso da tecnologia. Podendo ser utilizado como estratégia para analisar grandes quantidades de dados.

Fora outros setores como urbanismo com as cidades inteligentes, serviços de recomendações de produtos e conteúdos, entre outros.

Para quem aprimorar os conhecimentos em BI, o Eu Capacito oferece o curso gratuito “Big data e Analytics”, que aponta as inovações com big data, analytics, o início da tecnologia, todo o ecossistema e profissões da área.

Com o Eu Capacito é possível encontrar uma diversidade de cursos para se desenvolver e opções para adquirir e aperfeiçoar novas habilidades. 

Confira nossa lista de cursos clicando aqui.

TAGS:
big dataciência de dadosData Science

Conteúdos relacionados

Bem vindo de volta