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Cresce o número de fraudes digitais em celulares, alerta estudo

Redação

5 de abril de 2022

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Em 2021, foram vendidos em todo o mundo 1,4 bilhão de smartphones. Para se ter uma ideia, neste mesmo ano, os brasileiros passaram quase cinco horas e meia por dia, em média, diante de seus aparelhos de celular, segundo um relatório lançado pela empresa de análise de mercado digital App Annie.

Não à toa, os celulares também têm sido escolhidos como alvo principal de fraudadores. Com a predominância do uso de tecnologia móvel entre as gerações mais jovens; fintechs restritas a aplicativos e a migração da população de mercados emergentes diretamente para o celular, os smartphones se tornaram mais atraentes para aqueles que buscam lucrar com o cibercrime, alertou pesquisa da LexisNexis Risk Solutions.

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Segundo estudo, que avaliou transações da LexisNexis Digital Identity Network no segundo semestre de 2021, houve um pico significativo da fraude por dispositivos móveis nos últimos quatro anos, com o tráfego móvel representando 75% do total. O relatório analisou 35,5 bilhões de transações, 44% a mais em relação ao mesmo período do ano anterior.

Embora as restrições globais relacionadas à pandemia tenham diminuído no segundo semestre de 2021, o relatório aponta que os volumes de transações online continuaram a crescer, especificamente em serviços financeiros (52%, na comparação anual) e comunicações, móveis e mídia (45%, na comparação anual).

No segundo semestre, houve também aumento significativo nos ataques iniciados por humanos, com um crescimento de 50%, na comparação anual, totalizando 157 milhões de ataques. Os ataques de bots crescerem 32% em relação ao ano anterior em todo o mundo, sendo que a América Latina apresentou o maior crescimento: 455%.

O estudo avaliou o impacto que um único fraudador pode deixar. Uma identidade digital fraudulenta atacou 35 organizações diferentes e teve 580 eventos associados a ela. Entre os ataques, havia 100 tentativas de conta/criações/solicitações de cartão de crédito/pedidos de empréstimo; 45 tentativas de compras no e-commerce; 12 tentativas de redefinição de senha; e sete tentativas de alteração nos detalhes da conta.

 

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