Você acha que transformação digital tornou seu trabalho mais complexo? Pois um estudo global da Pegasystems, realizada pela Savanta, apontou que funcionários se sentem sobrecarregados com informações, sistemas e processos que dificultam o acompanhamento das crescentes demandas do dia a dia tornou tudo mais complexo.
Apesar das iniciativas de TI agilizarem as operações de negócios, a pesquisa que contou com a participação de 4.000 funcionários nas Américas, EMEA e APAC, incluindo o Brasil, mostrou que 42% dos entrevistados consideram que a transformação digital tornou seus trabalhos mais complexos.
Entre os principais fatores que impulsionam a complexidade dos negócios para os profissionais estão o gerenciamento da sobrecarga de informações, relatado por 90% dos entrevistados; navegação pelos processos internos e burocráticos (89%); gestão de projetos, equipes e pessoas (88%); acompanhamento das mudanças (87%); e falta de recursos (86%).
Na análise do estudo, os resultados sugerem que a velocidade das mudanças é maior que a capacidade das organizações de se adaptarem e acompanharem a transformação digital. Um em cada três trabalhadores considera que suas empresas atuais de trabalho reagem muito lentamente às mudanças. Enquanto isso, 71% dizem que as demandas dos clientes aumentam tão rapidamente que isso torna seus trabalhos mais complexos.
Na visão dos profissionais ouvidos, as organizações se concentraram nos elementos errados ou não foram eficientes nas iniciativas de inovação. No caso do Brasil, apenas 19% dos entrevistados pontuam que a transformação digital tornou seus trabalhos muito menos complexos, 30% acham que tornou o trabalho um pouco menos complexo, e 12% acham que não teve nenhum impacto.
Quando perguntado se as mudanças regulatórias e de conformidade aumentam a complexidade das organizações, 54% dos participantes brasileiros disseram que as alterações no Fisco causam complexidade, 24% consideram que causa complexidade significativa e apenas 6% acreditam que não causam complexidade.
Entretanto, o estudo aponta que há alternativas para diminuir a complexidade crescente. Os entrevistados sugerem que as empresas comecem quebrando os silos tecnológicos – a presença de muitos e diferentes sistemas foi o principal problema de tecnologia, citado por 43% dos entrevistados, que impulsionou a complexidade nas organizações.
Quando perguntado sobre o que as empresas podem fazer para tornar a experiência tecnológica menos complexa, a principal solução, apontada por 40% dos entrevistados, é implantar sistemas que se integrem mais facilmente a outras tecnologias.