A RTM, empresa da B3 e da Anbima, que atua na área de tecnologia para o mercado financeiro, aposta em quatro tendências para o setor de Tecnologia para o próximo ano. De acordo com a empresa, em 2025, a inteligência artificial não será mais o futuro e sim o dia a dia do mundo corporativo. Confira esta e outras tendências indicas pela companhia:
1. Inteligência artificial:
O impacto das ferramentas de IA e Machine Learning (ML) vai continuar a crescer. Desde a automação de tarefas repetitivas até a análise preditiva, que ajuda a antecipar tendências do mercado, a tecnologia tem inúmeras aplicações que beneficiam bancos, corretoras e outras instituições.
“A integração da inteligência artificial (IA) em nuvem está trazendo mudanças significativas. Ela é responsável, principalmente, por proporcionar mais agilidade, eficiência e precisão nas operações financeiras”, explica Marcio Castro, CEO da RTM.
Leia também: 6 tendências de fraudes para ficar de olho em 2025
2. Segurança Cibernética:
Tantas inovações em um mundo baseado em dados vão exigir mais investimentos em cibersegurança. Em 2025, a ameaça que hackers, roubo de dados e outros ciberataques representarão para os negócios globais é imensa.
“A combinação de IA e Cloud está impulsionando automações e melhorando a detecção de fraudes. Provedores de serviços de nuvem geralmente oferecem níveis avançados de segurança, com criptografia ponta a ponta, monitoramento 24/7, autenticação multifator e detecção de ameaças com base em IA”, explica o executivo.
3. Tokenização:
Com a tokenização, a tecnologia Blockchain as a Service será fundamental para empresas que desejam implementar soluções de blockchain sem a complexidade de gerir a infraestrutura, o que vai facilitar a adoção de soluções de tokenização de ativos, além de melhorar a rastreabilidade e a segurança nas operações financeiras.
Por meio da criação de tokens digitais, é possível dividir um ativo em frações menores. Ou seja, investidores adquirem apenas uma parte dele. “Isso abre o mercado de investimentos para um público mais amplo, democratizando o acesso a classes de ativos que antes eram restritas a grandes investidores”, explica o CEO.
4. Computação Quântica:
A ONU proclamou que 2025 será o Ano Internacional da Ciência e Tecnologia Quântica. Embora a computação quântica ainda esteja em desenvolvimento, seus efeitos já começam a ser sentidos. Em 2022, 11% das instituições bancárias entrevistadas em uma pesquisa da Febraban de Tecnologia Bancária de 2024 já estavam liderando esse movimento, destinando um total de US$ 80 milhões em investimentos para essa solução. Em 2025, a tendência é que isso se amplie.
“Ao contrário dos computadores clássicos, que operam em bits, os computadores quânticos utilizam qubits, permitindo realizar cálculos complexos de maneira muito mais rápida. A computação quântica promete transformar a criptografia e a capacidade de processamento”, conclui Marcio.
Para se preparar para esta e outras tendências, você pode utilizar este curso do Eu Capacito para se qualificar.