Marketing digital para 2022

10 tendências para o Marketing Digital em 2022

Agência Esenca

4 de janeiro de 2022

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Em 2022, o marketing digital será uma das áreas mais procuradas para as empresas aprimorarem as estratégias utilizadas e crescer no digital. 

A pandemia causada pelo novo coronavírus mudou as estratégias de engajamento no marketing digital e a maneira como as empresas alcançam o público.

Com isso, veja quais são as tendências de marketing digital para 2022.

Tendências do Marketing Digital para 2022

1  – SEO é uma das principais tendências do marketing digital para 2022

Uma das principais tendências para o marketing em 2022 é o SEO, otimização de sites para ferramentas de busca.

A estratégia já é muito utilizada pelas empresas, principalmente em textos, nos quais podem ser exploradas em palavras-chave. Entretanto, em 2022 essa técnica será bem mais valorizada.

O SEO é responsável pelo alcance orgânico das páginas de um site nos buscadores, como o Google.

Cada vez mais será necessário estratégias de marketing para ter o alcance na mídia, ampliando o SEO e o tráfego pago. 

Conforme os algoritmos dos buscadores vão mudando, as empresas vão ter que se adaptar. Elas precisam  entender os novos hábitos dos consumidores e quais ações precisam fazer para aparecerem na primeira página nas pesquisas do Google. 

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2 – Marketing de conteúdo 

Não tão novo e já explorado pelas empresas, o  marketing de conteúdo segue como uma grande tendência para o próximo ano. 

Vai ser cada vez mais comum investir em conteúdos inovadores e relevantes para chamar a atenção dos usuários.

O marketing de conteúdo além de funcionar como fonte de informação para os usuários, funciona também como um auxílio nas estratégias de marketing impulsionando a empresa e atraindo mais gente por meio do conteúdo criado. 

Uma das tendências de marketing para 2022 vão ser os conteúdos baseados em dados e análises mais profundas, para tornar toda a estratégia mais valiosa e assertiva. 

3 –  Adoção de vídeos

Para 2022 vamos ver no marketing cada vez mais estratégias de vídeos dentro do Instagram com o reels e lives, e com o TikTok,  plataforma de vídeo cada vez mais em alta. 

Além disso, o aplicativo TikTok deve crescer também na adoção de empresas com estratégias de marketing. Pois, grande parte dos conteúdos que fazem sucesso na plataforma são replicados para o Instagram. 

4 – Profissionais mais tecnológicos e conectados

Com tantas informações à disposição, o relatório da Exame aponta que cada vez mais os profissionais vão precisar ser mais tecnológicos e conectados.

O profissional de marketing conectado poderá transmitir as tendências das redes sociais e aplicar nas estratégias do marketing digital. 

5 – Marketing digital e venda juntos 

Nos próximos anos será muito comum ter o marketing e a equipe de vendas trabalhando juntos.

O intuito do marketing trabalhar junto com vendas é planejar, analisar e unificar todo o processo para ter conteúdos assertivos. 

6 – Trabalho remoto 

Com a pandemia causada pelo novo coronavírus e a adoção do home office, para o próximo ano, vamos dar continuidade a esse novo formato de trabalho. Afinal, segundo a pesquisa da Prudential, boa parte das pessoas parecem ser mais produtivas trabalhando de casa. 

Em marketing,  76% dos profissionais adotarão o trabalho remoto para os próximos anos. Após dois anos de pandemia, muitos profissionais preferem este formato de trabalho. 

7 – Crescimento do uso da inteligência artificial

No marketing digital, a tendência para 2022 também está relacionada com a inteligência artificial.

As ferramentas utilizadas no marketing digital estão adotando a inteligência artificial para ter interações com os usuários e os clientes. 

Um exemplo da expansão da inteligência artificial no marketing digital está nos bots e chats, que podem incorporar recursos de voz para ter conexão mais ampla. 

8 – Gestão própria do marketing digital para 2022

Em 2022 ,  a tendência é que as empresas assumam o controle do seu próprio marketing digital como uma forma de reduzir os custos e melhorar os resultados. 

Entretanto, a procura será feita por empresas que passaram por dificuldades financeiras causadas pela pandemia. 

 9 – Mais adoção de dados

Em 2022, os profissionais de marketing digital  2022 vão precisar utilizar muitos dados para entender e criar estratégias de forma assertiva. De acordo com o relatório da Exame, cerca de 78% dos profissionais afirmam já utilizar dados para orientar nas estratégias utilizadas. 

10 – Criatividade 

Por fim, a tendência de marketing para 2022 está relacionada com a criatividade.

Com a adoção de novas redes sociais, algoritmos mudando e criação de novos recursos nas plataformas, os profissionais vão precisar de criatividade para desenvolver conteúdos que consigam captar a atenção dos usuários. 

A criatividade também é uma das soft skills que está sendo tendência para os próximos anos.

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