Começaram as inscrições para a primeira turma do Programa de Mentoria da Associação #SerMulheremTech. Fundada em 2016 como coletivo de mulheres voluntárias, a entidade tem como missão reverter o cenário de domínio masculino no setor de tecnologia – e desde 2023 atua como associação formalmente estabelecida.
O período de inscrições vai de 11 a 20 de março de 2024, e podem ser feitas por esse formulário online. O programa de conta com o apoio de executivas de grandes empresas da área.
Leia também: Dia Internacional da Mulher: veja 5 dicas de conteúdo sobre o tema
“Nosso objetivo para este ano é superar o número de mentorias realizadas no ano passado, sobretudo devido à grande procura. Em 2023, mentoramos mais de 40 mulheres e, para este ano, queremos atender pelo menos 55”, diz Silvana Fumura, CEO da #SerMulheremTech. “Por isso, um de nossos focos é aumentar o nosso quadro de mentoras e a nossa base de atendimento.”
Patrocinado pela Softtek Brasil e apoiado pela agência de comunicação Vianews, a edição de 2023 do programa contou com 32 mentoras.
SerMulheremTech
Segundo a executiva, também está no radar da entidade “o apoio a eventos e parcerias com ONGs que promovem discussões sobre carreira e possibilidades para meninas menores de 18 anos, que ainda estão em fase de definição de sua trajetória profissional”, diz Silvana.
Para a executiva, apesar dos avanços obtidos pelas mulheres no setor de tecnologia nos últimos anos, “é sabido que o mercado de tecnologia sofre com um viés predominantemente masculino”. E por isso, diz ela, “ações de conscientização e incentivo da presença feminina na área são tão relevantes e necessárias”.
Mais informações sobre o Programa de Mentoria e outras iniciativas do #SerMulheremTech estão nas páginas da Associação no Instagram e no LinkedIn.