Os Jogos Olímpicos de Paris começam nesta sexta-feira (26) com uma grande cerimônia de abertura. O evento esportivo ocorre na capital francesa justamente um século depois da última edição no país. De lá para cá, novos países surgiram, o número de atletas mais que triplicou, novos esportes e modalidades foram incorporados, tecnologias foram criadas e inúmeras mudanças ocorreram neste que é o maior evento esportivo do mundo. Separamos algumas curiosidades dos Jogos Olímpicos de Paris em 7 grandes números, que incluem algumas particularidades também da Vila Olímpica e Paraolímpica.
Saiba mais sobre as Olimpíadas de Paris em 7 grandes números:
329
As Olimpíadas de Paris terão 32 esportes e 329 eventos valendo medalha. Entre os esportes está o novato breaking, estilo urbano de dança que surgiu em Nova York, nos anos 1970, como parte da cultura hip hop. O novo esporte olímpico é composto por movimentos atléticos, giros e saltos são armas para as batalhas dançantes..
10.500 atletas
É a primeira vez que a quantidade de atletas do sexo feminino e masculinos são iguais. São 10.500 competidores com homens e mulheres em igual número. Muito diferente dos 3.089 atletas de Paris em 1924, que contaram apenas com 135 mulheres contra 2954 homens.
16 000 colchões
Para equipar os leitos da Vila Olímpica e Paraolímpica foram necessários 16.000 colchões. Após as competições, eles serão doados a diversas entidades, incluindo o Exército francês, Emmaüs, a Ópera de Paris e a escola de hotelaria Tsuji. No centro de adaptação da Vila, os atletas podem alterar a firmeza de seus colchões. Quatro densidades diferentes de espuma estão disponíveis. As camas medem, por padrão, 2 metros por 90 centímetros, com opção de estender o comprimento em até 30 centímetros, além da base da cama ser de papelão.
Ano de 2050
A Vila Olímpica e Paraolímpica é projetada para se adaptar às condições climáticas de 2050. São seis hectares de espaços verdes, vegetação (nas ruas, varandas e telhados), recuperação e tratamento de águas residuais para irrigação, pavimentos de refrigeração e vidros triplos. Tudo pensado para melhorar o conforto térmico e garantir uma temperatura pelo menos 6° C abaixo da temperatura externa para os atletas e futuros moradores.
6 000 pessoas
A partir de 2025, a Vila Olímpica e Paralímpica será transformada em 2,8 mil novas residências (2 mil para famílias e 800 para estudantes). Tudo isso terá capacidade total para 6.000 pessoas
40.000 refeições
São 3200 lugares disponíveis no restaurante principal da Vila. Com 40 mil pratos servidos todos os dias, é simplesmente o maior do mundo.
345 000 móveis
Esse é o total de móveis necessários para decorar os 2.800 apartamentos da Vila. Alguns móveis são reaproveitados ou reciclados: há pufes feitos de tecido de paraquedas, mesas feitas de petecas 90% de badminton, cadeiras e sofás feitos de cercas Vauban e assentos de papelão. Ao final dos Jogos, todos esses móveis encontrarão uma segunda vida: reaproveitamento, doação a associações ou reciclagem de itens danificados