O mercado de trabalho segue aquecido no Brasil. É isso que revela um estudo realizado pelo ManpowerGroup, empresa de soluções de força de trabalho, que indica que 43% das empresas planejam contratar no 4º trimestre de 2024.
Em comparação com o trimestre anterior, houve uma queda de 1%. O levantamento mostra que a expectativa líquida de emprego no Brasil para o período – calculada subtraindo-se o número de empregadores que planejam fazer reduções na equipe daqueles que pretendem contratar – é de +32%, um crescimento de cinco pontos percentuais em relação ao trimestre anterior, que foi de +27%.
Entre os setores com maior expectativa de contratações no país estão Energia & Serviços de Utilidade Pública (40%), Tecnologia da Informação (38%), Transporte, Logística & Automotivo (33%) e Finanças & Imobiliário (32%).
Já no cenário global, o setor de TI segue liderando o ranking de expectativa de contratações pelo oitavo trimestre consecutivo, com 35%, seguido pelo setor de Finanças & Imobiliário (32%), Saúde & Ciências da Vida (26%), Indústria & Materiais (26%) e Transporte, Logística & Automotivo (26%).
Minas Gerais e São Paulo têm as maiores intenções de contratação
O levantamento apresenta um panorama da intenção de contratação por regiões do Brasil. O destaque positivo ficou para o estado de Minas Gerais, com o melhor índice (35%), seguido pela cidade de São Paulo (32%), pelo estado de São Paulo (30%), pelo Paraná (26%) e pelo Rio de Janeiro (15%). Outras regiões do país representam 29%.
Brasil ocupa a 4ª posição no ranking global
Na análise global do estudo, os empregadores continuam prevendo a contratação de mais trabalhadores no quarto trimestre de 2024, relatando uma expectativa líquida de emprego ajustada sazonalmente de +25%.
Entre os países analisados, as intenções de contratação mais fortes estão na Índia (37%), Costa Rica (36%), EUA (34%) e Brasil (32%). O cenário mais fraco é o de Israel (8%) e Argentina (4%).