Uma cientista ou pesquisadora, vestindo um jaleco branco, trabalha em um laboratório futurista. Ela está concentrada, analisando informações em uma grande mesa interativa sensível ao toque, que exibe dados visuais e imagens anatômicas. O ambiente tem iluminação moderna com tons de azul e roxo, e várias telas ao fundo mostram informações científicas e gráficos, sugerindo um ambiente de alta tecnologia.

Número de mulheres formadas em cursos de ciências cai 48%

Levantamento da Nexus mostra que após a pandemia, apenas 27% das ingressantes concluíram seus estudos

Redação

18 de fevereiro de 2025

COMPARTILHE

O número de mulheres formadas em cursos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática caiu quase pela metade desde a pandemia. Um levantamento feito pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados, a partir do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostrou uma queda de 48% na taxa de formação em 2023.

Se em 2019, o número de concluintes era de 53%, o pós pandemia apontou que apenas 23% das mulheres se formaram. A queda também foi evidenciada entre homens, mas em menor proporção. Antes do covid, 37% dos homens receberam seus diplomas, em comparação com 23% de 2023.

Em entrevista para a Agência Brasil, o CEO da Nexus, Marcelo Tokarski, afirmou que a diferença se deve à questões envolvendo tarefas de cuidado das famílias, onde as mulheres são mais demandadas em períodos de crise.

Leia a matéria completa no IT Forum.

E, caso esteja buscando se capacitar e concluir seus cursos, o Eu Capacito, em parceria com a Laboratoria, oferece um curso gratuito para te ajudar a se organizar. Confira aqui.

TAGS:
diversidadeESGinclusãoInepmulheres em tecnologiamulheres na ciênciamulheres na cienciamulheres na TINexus

Conteúdos relacionados

Bem vindo de volta