As mulheres representam atualmente apenas 25% dos profissionais do setor de TI no Brasil. Mas apesar do setor ainda ser predominantemente masculino, a presença delas tem se mostrado cada vez mais influente. Uma das áreas que busca recrutar mais mulheres é a de Quality Assurance (QA), conhecida também como garantia de qualidade. Essa área tem se tornado uma das mais promissoras no mercado devido à cultura de qualidade no desenvolvimento de software e uma melhor experiência serem cada vez mais valorizadas.
As empresas consideram a área como parte fundamental em todas as etapas para entrega do melhor produto possível para o consumidor final. Um dos papéis dos profissionais de QA é identificar e registrar “bugs” em um software, o que permite que a empresa responsável pelo seu desenvolvimento possa aprimorá-lo e entregar um produto com qualidade.
“As mulheres têm um papel importante a desempenhar no setor de tecnologia da informação, especialmente em posições de QA. Com as habilidades certas, uma profissional de QA pode conquistar posições de destaque em empresas de tecnologia e contribuir para o sucesso e a inovação da empresa”, afirma Sabrina Tonom, QA Manager na Anggle, empresa do Grupo JBQ.Global.
Na lista a seguir, a profissional destaca algumas características que candidatas precisam ter ou desenvolver para concorrer a uma oportunidade na área.
- Conhecimento de linguagens de programação
Profissionais de QA geralmente trabalham em projetos de software, portanto, é importante ter um conhecimento sólido de uma ou mais linguagens de programação, como Java, Python ou Ruby. - Conhecimento de metodologias de teste
Conhecer as principais metodologias de teste de software, como testes de integração, testes de regressão, testes funcionais, entre outros. - Habilidade para identificar e relatar bugs
Ser capaz de identificar e relatar bugs de forma clara e precisa para que possam ser corrigidos pelos desenvolvedores, além de relatar com precisão o progresso e o resultado dos testes. - Habilidade para trabalhar em equipe
A equipe de QA geralmente trabalha em conjunto com desenvolvedores, gerentes de projetos e outros profissionais de TI. Portanto, é importante ter facilidade de comunicação e colaboração para trabalhar em equipe. - Organização
Ser organizada é um requisito indispensável para o sucesso na área. As profissionais devem ter habilidades de planejamento e organização para gerir efetivamente o próprio trabalho e alcançar êxito na carreira. - Facilidade de adaptação
A indústria de TI está em constante mudança. Profissionais de QA precisam estar dispostos a aprender novas habilidades e tecnologias rapidamente para se manterem atualizadas. - Atenção aos detalhes
É preciso sempre estar atenta às regras de negócio e apoiar o analista de negócio no entendimento das demandas.
“Adicionalmente, existem diversas certificações em QA disponíveis no mercado. Estas certificações são uma maneira eficiente de demonstrar conhecimento e habilidades aos potenciais empregadores. É comum que muitas empresas valorizem profissionais com certificações relevantes, o que pode resultar em oportunidades de carreira mais promissora e salários mais elevados”, complementa Sabrina Tonom.