Atualmente vivemos em um mundo muito dinâmico. Mudanças significativas não ocorrem mais em períodos anuais ou mensais, e sim diários (em alguns casos, instantes já podem mudar por completo a rotina das pessoas).
Isso é muito bom analisando pelo panorama de que mais pessoas de diferentes culturas e estilos de vida foram agregadas em uma única empresa, priorizando a diversidade e empatia. Mas, por outro lado, algumas equipes não conseguem acompanhar essas mudanças repentinas e acabam se perdendo em meio a processos importantes para a finalização do projeto.
O mercado de desenvolvimento era o que mais enfrentava esse tipo de problema. Com muitas etapas dependentes umas das outras, fica difícil acompanhar o processo da forma usual, e a comunicação entre setores pode facilmente falhar no modelo sequencial que estamos acostumados.
Foi por esse motivo que, em 2001, um grupo de 17 desenvolvedores se juntou e criou o Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software, que estabeleceu princípios e valores essenciais para o caminhar de um projeto, indo contra a abordagem completamente técnica amplamente valorizada anteriormente .
É por isso que escrevemos esse artigo, para apresentar como as mudanças adotadas desde a criação deste manifesto tornaram o ambiente de trabalho um local mais comunicativo e flexível.
COMO ENTENDER O QUE SÃO METODOLOGIAS ÁGEIS?
Para isso, nós vamos usar um exemplo. Imagine uma empresa contratada para produzir um aplicativo de celular para um delivery. O atendimento é realizado e o processo se inicia. O UX Designer recebe o briefing e compreende a necessidade do cliente, busca uma boa experiência com uma proposta de aplicativo e apresenta para seus supervisores. O projeto é aprovado, e o UI Designer entra em ação, desenvolvendo uma interface minuciosamente pensada com paleta de cores própria e dinâmicas nas transições de página.
Após finalizar a edição e criação, os supervisores demoram um certo tempo, mas aprovam o projeto ao analisá-lo e, quando chega na apresentação final para o cliente, a surpresa: o cliente havia esquecido de mencionar que não queria vermelho, principal cor planejada desde o início. Nesse caso já foram 2 meses até aqui, e o processo deverá ser concebido desde o início, agora com base no feedback do cliente.
É possível perceber aqui que, se houvesse um sistema que especificasse exatamente cada etapa do processo juntamente com um encontro constante com o cliente, muito tempo seria salvo e a equipe estaria realmente alinhada com o que deveria ser feito.
Foi por conta de incidentes desse tipo que foram criados os princípios da metodologia ágil, que estão descritos.
QUAIS OS PRINCÍPIOS DA METODOLOGIA ÁGIL?
- Buscar garantir a satisfação dos clientes entregando continuamente e de forma adiantada software de valor;
- Ambiente completamente receptivo a mudanças, sendo qualquer etapa do processo aberta para alterações;
- Entregar o software em funcionamento para o cliente periodicamente, de preferência na menor escala de tempo possível;
- Todos devem agir de forma colaborativa, desde a área de negócios até a própria área de desenvolvimento;
- Fornecer um ambiente de trabalho adequado para o desenvolvimento de suas funções, contendo o material necessário para que o projeto tome continuidade da melhor forma;
- Valorizar o contato direto entre colaboradores, pois essa é forma de comunicação mais efetiva possível para alinhamento de necessidades;
- Desenvolvimento de um software funcional é a principal medida de progresso associada a um projeto;
- O projeto deve seguir uma continuidade fluida, de forma sustentável;
- Excelência no design e técnica agilizam o processo;
- Simplicidade é fundamental para aumentar o valor que é entregue;
- Equipes auto-organizáveis são a chave para o nascimento das melhores arquiteturas e designs;
- Durante intervalos regulares, a equipe se reúne e compreende formas de se tornar mais eficaz, ajustando-se conforme as decisões.
Ao seguir estes princípios as vantagens aparecem desde a entrega do projeto no prazo definido (ou até mesmo antes) até o desenvolvimento de uma equipe comprometida e comunicativa com cada área.
CONHEÇA ALGUMAS DAS METODOLOGIAS ÁGEIS
Há várias metodologias ágeis, e algumas são mais conhecidas devido a utilização constante em projetos, são elas:
Scrum
Metodologia utilizada no desenvolvimento de projetos complexos que envolvem grandes esforços e prazos bem estabelecidos. Com o principal objetivo de aumentar a produtividade de produção em um tempo menor, o Scrum é dividido nas seguintes etapas:
-
- Definição de Product Owner, Scrum Master e Dev. Team: cada um destes papéis será essencial para o desenvolvimento do projeto ao longo do período estabelecido;
- Sprints e encontros: aqui são definidas cada etapa do processo, quem fará, com o que vai fazer e o período de produção (varia entre 2 a 4 semanas), juntamente com reuniões diárias para compreensão do que está sendo feito e como a equipe pode melhorar em algum aspecto para colaborar com a continuidade do projeto.
- Entrega final: alcançando o que foi discutido e realizando as mudanças compreendidas no meio do processo e após a realização da retrospectiva do sprint, há a entrega final do desenvolvimento.
Kanban
Criado pela Toyota na época de 1960, o sistema Kanban busca gerir tarefas e organizar as informações da equipe de modo a todos compreenderem em qual etapa o projeto está e quais tarefas ainda precisam ser realizadas.
Utilizando de notas adesivas, o procedimento normalmente envolve etapas como Para produzir, Em produção e Finalizado, mas cada empresa pode sentir-se à vontade para criar novas etapas e tornar o board mais explicativo.
Ou seja, o Kanban existe para aumentar a compreensão da equipe das etapas e necessidades a serem supridas. O principal objetivo do Kanban é fazer o que deve ser feito da melhor forma possível. Um exemplo mais digital hoje do Kanban é a plataforma Trello, que apresenta quadros de tarefas com especificações bem definidas.
Lean
Sabe aqueles empecilhos que aparecem quando você vai fazer algo e o que parece pequeno pode se tornar um problemão no final? O Lean foi criado para retirar problemas do caminho e aumentar a eficiência.
O Lean tem como proposta incrementar os seguintes aspectos:
- Eliminar desperdícios;
- Fortalecer o time;
- Otimizar todo o processo;
- Fortalecer a equipe;
- Amplificar o conhecimento;
- Construir qualidade e;
- Adiamento de decisões.
O Manifesto da metodologia ágil veio com o principal objetivo de melhorar o desempenho das equipes de desenvolvimento, com princípios que priorizam a qualidade do produto entregue ao cliente junto com a valorização da produtividade. Você busca se aprimorar mais nessa área de metodologias ágeis? Então, clique aqui que separamos um curso 100% gratuito para você de 60 horas, que aborda exatamente esse assunto de cultura ágil!