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Marketing Digital: você sabe o que é e como aplicar?

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25 de junho de 2021

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O Marketing Digital agrega uma série de atividades que uma empresa, organização ou pessoa realiza na internet com objetivos como melhorar reputação, relacionamento, visibilidade, atrair novos clientes e fechar mais negócios.

Por meio dessas estratégias de marketing digital, é possível criar um relacionamento com o cliente e trabalhar na identidade da sua marca.

Mais do que nunca, a internet tem sido uma ferramenta indispensável para qualquer negócio, o que tem tornado o Marketing Digital uma ponte importante dos seus produtos e serviços para o público-alvo.

Assim, a presença digital, com relacionamento, promoção de produtos ou marcas por meio do trabalho com mídias sociais, websites, podcasts e outros permite se aproximar dos públicos de interesse de forma direta e no momento certo.

É comum procurarmos um serviço pela internet, seja para comparar, pesquisar os melhores preços e fecharmos a compra por lá mesmo, atraídos pelos diversos benefícios que o e-commerce oferece.  Lá, também não é difícil encontrarmos valores mais acessíveis quando comparados à loja física.

Portanto, é praticamente indispensável o uso da internet para um negócio, considerando que você pode chegar ao seu público otimizando seus esforços e multiplicando resultados, ao seguir as estratégias de marketing digital.

Isso quer dizer que, para alavancar o seu projeto, uma boa estratégia de marketing digital pode ser um caminho certeiro.

Como fazer o marketing digital dar certo no seu negócio

Engana-se quem pensa que o marketing digital se aplica em apenas uma ou outra estratégia.

Ele é composto por muitas estratégias que juntas promovem o sucesso do seu negócio.

Para aplicá-las, não é muito difícil. Basta conhecer o seu negócio, seus públicos e estar por dentro das novidades e em constante evolução no meio digital.

Para um bom plano de marketing digital em um negócio, você precisa entender estratégias como essas que separamos para você:

  • E-mail marketing;
  • Redes sociais;
  • Marketing de conteúdo;
  • Otimização de conversão – CRO;
  • Marketing de busca – SEM.

Vamos falar sobre cada uma delas e usaremos exemplos para ficar mais fácil a compreensão e a imediata aplicação no seu dia a dia.

E-mail marketing

O e-mail marketing é importante para manter o cliente ou potencial cliente por dentro das novas informações que você deseja passar.

Dentro do e-mail, o conteúdo pode variar de acordo com seu objetivo.

Por exemplo, se você quer que as pessoas saibam de uma promoção, adquiram novos negócios ou solicitem uma venda, esse e-mail pode ser feito a partir de uma oferta especial para seus clientes mais fiéis.

Resumidamente, o e-mail marketing te ajuda a criar um relacionamento com o cliente, desde aquele que já são fiéis, os recém conquistados ou aqueles potenciais clientes que ainda não fizeram nenhuma compra.

Redes sociais

Não há dúvidas que nos últimos anos as redes sociais se transformaram em plataformas de comunicação, vendas e relacionamento cada vez mais poderosas, uma campo fértil  para o marketing digital.

Com o número disparado de usuários nas redes, não há motivo maior para não usá-las.

Só no Facebook, 1,8 bilhão de usuários visitam a página diariamente, e isso só aumenta a possibilidade de você encontrar seus clientes e pessoas que venham a se interessar pelo seu produto ou serviço.

São dezenas de redes sociais disponíveis para você criar um perfil, uma estratégia e começar a se relacionar. Por isso, para escolher qual usar, é preciso analisar quais fazem mais sentido para o seu negócio e públicos.

Por exemplo: uma loja de roupas pode se aproximar de seus clientes pelo Instagram, Facebook, WhatsApp, Pinterest, entre outras.

Enquanto que uma empresa de desenvolvimento de sistemas pode se relacionar melhor com seus potenciais clientes no LinkedIn, Reddit, Github, dentre outras.

Não há uma receita de bolo pronta ou caminhos errados. Assim, trabalhar com redes sociais é saber entender onde estão seus públicos e estabelecer um diálogo genuíno com eles.

Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo é desenvolver todo conteúdo voltado para os objetivos do marketing.

Ou seja, o marketing de conteúdo é toda estratégia desenvolvida para criar autoridade, informar e atrair potenciais clientes, assim como para reforçar relacionamento.

Essa é uma estratégia que ajuda a fazer com que as pessoas conheçam e reconheçam a sua marca como especialista do mercado.

Geralmente, pensar em marketing de conteúdo é pensar a comunicação de forma integrada, pois as estratégias de redes sociais, e-mail marketing, blog e outras podem se complementar com a construção de conteúdos relevantes para os públicos do negócio.

Tudo isso deve ser feito de forma consistente com a estratégia da marca, sua forma de pensar e agir, além de estar em linha com o que há de novo sobre o seu mercado.

O marketing de conteúdo é indispensável para manter o cliente informado sobre o seu produto, qualidade e o problema que esse produto pode resolver. Além de ser uma fabulosa ferramenta de relacionamento.

Otimização de Conversão – CRO

A sigla CRO significa “Conversion Rate Optimization”, ou seja, é o trabalho voltado a gerar conversão dos atuais visitantes do seu site, sem precisar explorar novas pessoas.

Em outras palavras, é uma estratégia de marketing digital que trabalha hipóteses e melhorias nos processos existentes para trazer mais resultados.

Dessa forma, sem precisar criar novos anúncios, campanhas ou materiais especiais, a Otimização de Conversão é aprimorar o que você já faz.

Isso mesmo, essa é uma das maravilhas do marketing digital: poder testar e mudar detalhes e aumentar resultados sem custos adicionais para a empresa!

Marketing de busca – SEM.

Uma outra estratégia importante do marketing digital é a otimização para mecanismos de busca – a SEM (“Search Engine Marketing”).

Mas o que é uma SEM?

Essa é a estratégia que te ajuda a ficar entre as primeiras posições de mecanismos de busca, como Google, Yahoo, Bing etc.

Isso quer dizer que é possível ter um plano de marketing digital que te destaque no Google.

E, essa estratégia envolve, principalmente dois tipos de ação: uma paga e uma orgânica.

A forma paga é fazer anúncios, como links patrocinados. Enquanto a orgânica é a famosa otimização para mecanismos de busca (“Search Engine Optimization”).

Assim, utilizando de táticas de programação e conteúdos, além dos anúncios, a marca pode se destacar nos sites de busca e conquistar mais clientes.

Todas essas estratégias unidas fazem a empresa ter uma boa presença digital, com qualidade e atrair os públicos que realmente interessam.

Por fim, se você chegou até aqui, certamente se interessa pelo tema.

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