- Gamificação tem sido cada vez mais usada por empresas e instituições de diferentes setores.
- A gamificação proporciona um ótimo engajamento, ajudando setores educacionais, corporativos e até mesmo processos seletivos.
- O termo é uma adaptação do inglês “gamification”, que é utilizado para situações em que se usa os jogos ou recursos relacionados ao universo de games em outras frentes.
- A gamificação tem crescido muito nos últimos anos, entenda mais sobre o assunto.
O que é gamificação ?
Essa nova dinâmica é uma prática de aplicar mecânicas de jogos em outros setores.
Essa prática tem como principal objetivo aumentar o engajamento e a curiosidade das pessoas, promovendo desafios e diversão para um treinamento.
Com novas tecnologias surgindo no mercado, estimular o aprendizado possibilita o engajamento e a motivação, e é aí que entra a gamificação.
Entretanto, sua dinâmica funciona melhor quando as pessoas participam de forma voluntária.
Tornando, assim, o processo de gamificação mais interativo.
O conceito se baseia no “game thinking”, que abrange a interação da gamificação em outros setores como gestão e design.
O Game Thinking faz sentido a partir da gamificação, simuladores, entre outros.
Tudo isso visa proporcionar processos inovadores e estratégicos para os usuários.
Os elementos dinâmicos que abrangem as características básicas de um jogo, que estrutura a gamificação são:
- Emoções
- Narrativa
- Progressão
- Relacionamento
- Restrições
Além dos elementos mecânicos que envolvem avaliações, desafios, recompensas, transações, feedbacks, entre outros.
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Quais setores mais aplicam a gamificação?
Nas empresas, a ideia da gamificação é aplicada como estratégia de interação entre o público e a marca.
Esse recurso utiliza as mecânicas dos jogos para criar uma forma de engajar todos os colaboradores e clientes.
Diferentes setores aplicam a gamificação, são eles:
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Marketing
Ações de marketing podem utilizar a gamificação nas redes sociais, uma forma de fortalecer o vínculo entre os clientes e a marca.
Além disso, proporciona um engajamento maior.
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Educação
Na educação, a gamificação pode ser aplicada de diversas maneiras.
Assim, até mesmo um jogo em si auxilia os alunos a aprender e desenvolver determinadas habilidades.
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Treinamentos Corporativos
A gamificação aplicada em treinamentos corporativos torna o engajamento e a dinâmica com os colaboradores maiores.
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Saúde
A simplicidade dos jogos torna o tratamento mais eficaz pela praticidade e facilidade que o paciente encontrará para seguir as recomendações do médico.
Assim, inventiva a adoção de práticas de atividades físicas.
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Engajamento Social
O engajamento social é uma estratégia muito utilizada para envolver a população de modo mais efetivo em diferentes atividades.
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Onboarding
Por fim, a gamificação nessa área facilita a interação entre as equipes, trazendo mais dinâmica e uma cultura descontraída para a empresa.
As atividades em diferentes setores possibilita maior criatividade, autonomia, colaboração.
Por fim, ela desenvolve habilidades socioemocionais, capacidade de resolução de problemas, melhora a concentração e a memória, auxilia no diálogo com os colegas, entre outros benefícios.
Para os professores, por exemplo, a gamificação contribui para inovar o aprendizado, trabalhar a memória, o conteúdo, auxilia no desempenho das avaliações e proporciona o exercício das capacidades cognitivas.
Como os profissionais interagem nesse mercado
Para engajar os profissionais em dinâmicas de gamificação, é necessário planejamento e estratégia, além, de clareza no objetivo final da atividade.
As empresas usam essa dinâmica para fidelizar clientes, por exemplo.
Profissionais e clientes buscam empresas cada vez mais descontraídas. Então, dinâmicas que proporcionam pontuação, ranking, superação e recompensa fazem sucesso.
As indústrias desenvolvem processos com base na jornada gamificada.
Assim, as atividades deixam de ser vista como “obrigações” e passam a ser flexíveis, proporcionando um ambiente de trabalho mais agradável, cativando os colaboradores e todas as pessoas.
Na área de educação, por exemplo, os professores podem criar uma atividade envolvendo a leitura, na qual o aluno ganha pontos quando lê um livro e compartilha esse aprendizado com a turma.
Essa dinâmica pode ser moldada e os pontos do jogo podem ser: apresentação do aluno, seus desafios etc.
Ao final do mês, o aluno com maior pontuação ganha alguma recompensa.
Portanto, a gamificação não precisa necessariamente partir da ideia de criar um jogo para ser trabalho, e sim, o desenvolvimento de uma atividade capaz de entreter e proporcionar o engajamento das pessoas com as características de um jogo.
A lógica dos jogos pode ser aprendida e aplicada em qualquer setor, desde que o profissional tenha criatividade para estruturar dinâmicas que possam gerar sensações proporcionadas por um jogo.
Trabalhar com gamificação não exige uma graduação específica. Gestores, professores, pedagogos, profissionais de RH, TI e marketing podem envolver a gamificação em seus trabalhos.
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