- Design thinking é uma abordagem que vem ganhando espaço no mundo criativo.
- Nesse contexto, podemos contar com essa técnica para desenvolver estratégias inovadoras
- Entenda o que é design thinking e como se aplica no trabalho.
O que é design thinking?
Design thinking é uma metodologia utilizada para fazer com que as pessoas “pensem fora da caixa”.
Pensar dessa forma envolve muita criatividade e resolver problemas de forma inovadora.
O termo é utilizado para definir o processo do pensamento criado, possibilitando condições para trabalhar e maximizar os resultados das estratégias e ideias elaboradas.
Um dos principais pontos da metodologia é que você pode aplicar o design thinking em conjunto com a equipe.
Assim, pensando de forma coletiva, os colaboradores reúnem o máximo de informações e perspectivas diferentes.
Você pode aplicar o design thinking em diversas áreas como em produtos, serviços, reuniões, entre outros.
O processo busca soluções de problemas de forma colaborativa, utilizando a criatividade como ponto principal, possibilitando a satisfação total dos clientes e colaboradores.
Etapas do design thinking
O design thinking passa por algumas etapas, podendo ser resumidas e divididas em quatro partes.
A primeira é a imersão, em que é realizada toda a análise interna e externa da empresa.
Os profissionais recebem os feedbacks dos clientes e analisam o desempenho dos colaboradores.
Nessa etapa do processo, toda a empresa deve ser analisada, principalmente os procedimentos dos setores.
Assim, a empresa busca fazer a análise de SWOT para apontar os pontos fortes e fracos, as oportunidades e as ameaças.
A segunda etapa é a ideação, em que se separa o momento de produzir ideias relevantes em conjunto para realizar melhorias.
Assim, a etapa é realizada após toda a análise interna, com os pontos que precisam ser melhorados.
E, em seguida, é a a fase de prototipação, momento em que são separadas as ideias mais relevantes e escolhidas as que a equipe considera com maior oportunidade para o sucesso.
O que pode resultar em uma versão beta do produto, ou testes das novas estratégias.
Por fim, a última etapa é a de desenvolvimento, momento em que se coloca tudo o que foi planejado em prática.
Nessa parte, os diversos setores na empresa já estão alinhados sobre o que cada um terá que fazer para solucionar os problemas listados na primeira etapa do processo.
Como aplicar no trabalho
O design thinking é uma metodologia que possibilita o debate entre a equipe para entender os problemas e compartilhar ideias.
Assim, os colaboradores vão ter perspectivas diferentes para entender o que pode ser realizado na empresa.
A estratégia quando utilizada pode ser um grande diferencial para a empresa, visto que possibilita se colocar à frente dos concorrentes.
Tudo isso potencializa o crescimento e traz resultados significativos para o negócio.
Para começar a utilizar o design thinking na sua empresa, é importante que o ambiente seja capaz de receber uma metodologia como essa.
Portanto, as pessoas da equipe devem estar preparadas para compartilhar ideias.
A intenção é motivar os colaboradores e trazer mais confiança.
Caso a empresa tenha um ambiente hostil, vai complicar a relação e a aplicação da metodologia.
Afinal, um ambiente estressante diminui a motivação e a confiança entre os colaboradores.
Adotar estratégias que sejam realistas às condições da sua empresa é outro ponto importante.
Com base em coleta de dados e análises, é possível implementar o design thinking de forma assertiva.
Cada vez mais, empresas de pequeno, médio e grande porte estão adotando o design thinking para ter diferentes perspectivas e ideias inovadoras no seu negócio.
Como aprender a aplicar a técnica
O grande objetivo do design thinking é fazer com que empresas possam alcançar os clientes com ideias inovadoras.
Além de possibilitar um ambiente agradável para todos os colaboradores colocarem em prática a criatividade e desenvolver o relacionamento em equipe.
Essa estratégia tem o potencial de revolucionar empresas e trazer um processo criativo.
Tal metodologia pode mudar o rumo dos negócios e ter soluções mais eficientes para lançamentos de produtos e serviços, por exemplo.
Assim, você sabe melhor como aplicar a metodologia no seu trabalho.
No Eu Capacito, você pode aprender por meio a metodologia com o curso rápido da IBM ou com um curso de 40 horas oferecido pela Fiap.
O Eu Capacito disponibiliza uma diversidade de cursos para se desenvolver e opções para adquirir e aperfeiçoar novas habilidades.
Confira nossa lista de cursos clicando aqui.