Como será o mercado de trabalho em 2022?

21 de dezembro de 2021
mercado de trabalho em 2022

As tendências para o mercado de trabalho em 2022 nos auxiliam a entender como nos preparar para o próximo ano, além de desenvolver habilidades para se destacar entre os profissionais. 

Com mais um ano de pandemia, o mercado de trabalho está se reestruturando e a adoção da tecnologia está cada vez maior. Assim, podemos esperar que o mercado de trabalho em 2022 seja bem mais tecnológico. 

Como será o mercado de trabalho em 2022?

A pandemia causada pelo novo coronavírus e a adoção do modelo de trabalho home office tornaram a tecnologia ainda mais relevante nesses últimos dois anos. E será assim também em 2022. 

Antes oferecido como um benefício, o home office conquistou a grande maioria dos colaboradores e também as empresas, que acharam eficaz e mais produtivo o modelo de trabalho híbrido. 

Assim, o modelo segue como tendência para 2022. 

Competências e soft skills mais valorizadas

Em 2022 , também é preciso ficar atento às competências e habilidades que serão mais valorizadas: as soft skills, que seguem como tendência ainda mais forte para os próximos anos. 

Cada vez mais os profissionais vão ter que contar com o pensamento estratégico, facilidade em comunicação, agilidade, inovação, adaptação, gestão de pessoas, liderança, criatividade, pensamento crítico, tomada de decisão, flexibilidade cognitiva, entre outros.

Desenvolver tais habilidades é importante para o trabalho em equipe, para conquistar uma proporção e também para as tarefas diárias dentro da empresa. 

Quer ficar por dentro da economia digital? Assine nossa newsletter e saiba mais sobre as novidades do Eu Capacito

Saúde mental dos colaboradores

Outra tendência é que as empresas vão proporcionar um ambiente de trabalho priorizando a saúde mental dos colaboradores. De acordo com a Exame, nesses dois anos de pandemia, os profissionais se sentiram emocionalmente abalados e cerca de 53% dos líderes das empresas acreditam que seus colaboradores estão mais suscetíveis a crises de estresse, ansiedade e burnout. 

Por isso, cada vez mais empresas estão priorizando a saúde do colaborador. Afinal, o sucesso da empresa depende da inteligência emocional dos profissionais. Também é tendência auxiliar o profissional a desenvolver habilidades de soft skills como inteligência emocional para ajudar a manter a mente saudável. 

Dificuldade para encontrar profissionais qualificados

A dificuldade para encontrar profissionais qualificados está cada vez maior, principalmente na área de tecnologia. Segundo uma pesquisa feita pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), o setor de TI pode ter um déficit anual de 24 mil profissionais. 

Além disso, cerca dos 70% dos executivos afirmaram que no próximo ano, vão ter mais dificuldades para encontrar profissionais no mercado de trabalho, de acordo com a Exame.  E outros 49% estão com receio de perder os profissionais em destaque da empresa. 

Como se preparar para o mercado de trabalho em 2022

Para se preparar para o mercado de trabalho e se destacar em 2022, uma das etapas iniciais é buscar desenvolver as habilidades de soft skills, além de aprimorar seu conhecimento técnico. 

As competências que vão ser tendências para 2022 podem ser adquiridas através de cursos no Eu Capacito.

No site, o usuário encontra uma jornada completa das habilidades que podem ser desenvolvidas para se destacar no mercado, basta clicar aqui.

Outro modo de se preparar para o próximo ano é realizar um planejamento com seus objetivos profissionais, separando a área em que deseja atuar, a profissão que quer seguir, etc. 

Para os profissionais de TI, existem cursos complementares no Eu Capacito que são gratuitos e pode auxiliar a dar uma encorpada no currículo. Acesse a jornada Tech clicando aqui.

Na jornada de tecnologia, o profissional pode encontrar cursos de Java, Linux, Big Data e Analytics, Cybersecurity, Cloud Computing, Segurança Digital, Gestão de Infraestrutura de TI, Introdução à Cibersegurança, entre outros.

Se manter atualizado sobre sua área e o mercado de trabalho é uma das formas de se preparar para se destacar em 2022 ou para conseguir uma oportunidade no mercado. Conheça as tendências, demandas e exigências necessárias em sua área.

Com o Eu Capacito é possível encontrar uma diversidade de cursos para se desenvolver e opções para adquirir e aperfeiçoar novas habilidades. 

Confira nossa lista de cursos clicando aqui.