Medo de falar em público é mais comum do que você imagina

Medo de falar em público

O medo de falar em público afeta milhões de brasileiros.

Ele varia desde um desconforto antes de uma apresentação até casos de glossofobia, isto é, uma fobia social.

Aquele desconforto antes de uma apresentação é completamente normal, diversas pessoas ficam ansiosas antes de reuniões de trabalho, apresentar projetos ou discursar.

Mas, sim, é possível desenvolver técnicas para ajudar a controlar esse medo.

Medo de falar em público

O medo de falar em público pode atrapalhar o desenvolvimento pessoal e profissional, por isso é importante procurar meios para aprimorar a forma de se expressar e conseguir se preparar para as apresentações e reuniões. 

Em algumas situações é comum a ansiedade e o nervosismo. Mas há casos em que esses sentimentos tomam conta e deixam as pessoas  “paralisadas” ao ter de enfrentar uma plateia. 

A glossofobia é a fobia social de falar em público. Seus principais sintomas são ansiedade, nervosismo, pânico, transpiração, aumento da frequência cardíaca, entre outros.

Quando não é um o caso de fobia, mas, sim, uma eventual insegurança para lidar com o público, algumas dicas podem fazer a diferença na hora de se expressar. 

Causas comuns

O medo é normal e pode ser superado com o uso de técnicas e ferramentas. Isso auxilia todos que buscam formas de se expressar e melhorar  apresentações profissionais ou estudantis. 

É possível que a ansiedade possa ser causada também pela timidez de falar em público.

Entretanto, a timidez é algo que podemos vencer quando observamos aquilo que se tornou um empecilho em nossas vidas.

As causas desse tipo de medo são inúmeras tanto na infância quanto na adolescência.

O medo de falar em público pode ter relação até com casos de bullying na infância, responsável por gerar ansiedade e insegurança.  

Recorrer a profissionais para ajudar a identificar as razões desse sentimento é uma alternativa para recuperar a segurança de se expressar em público. 

 

Quer fica por dentro da economia digital? Assine nossa newsletter e saiba mais sobre as novidades do Eu Capacito.

Dicas para perder o medo de falar em público

Com treino,  preparação e algumas técnicas, a ansiedade pode ir diminuindo e dando lugar a uma apresentação mais tranquila.  

  • Programe seu discurso

Certifique-se de que está tudo preparado para sua apresentação.

Busque um lugar calmo para descansar o corpo e utilize técnicas de respiração profunda. 

Faça um roteiro sobre o tema, pois isso vai ajudar a reduzir a insegurança e eliminar a ansiedade. 

Pratique o seu roteiro. Treinar e escutar a sua própria voz vai te ajudar a perceber erros e acertos no texto. 

  • Enfrente o medo aos poucos

Enfrentar o medo de falar em p aos poucos vai ajudar a torná-lo mais corajoso a cada dia.

Em longo prazo, as razões que desencadeiam o medo podem ser controladas, e o nervosismo causado por essa situação eliminado de vez.

Todos podem aprender a falar em público e a se preparar para uma apresentação.

Incluir no dia a dia atividades que possam auxiliar a vencer o medo de falar em público é uma forma poderosa de chegar ao objetivo final, pois ajudará a dominar a insegurança e a ansiedade. 

  • Elimine as crenças limitantes

Um dos primeiros passos é mudar o modo de pensar. Busque substituir os pensamentos negativos para algo mais positivo quando começar a ficar ansioso.

Procure reavaliar suas sensações sobre falar em público. Pensamentos positivos geram ações positivas, por isso pondere o seu ponto de vista e trabalhe a postura corporal para dar mais confiança. 

Mudar a perspectiva também colabora para gerar mais confiança.  Se você está se preparando para uma reunião, apresentação ou discurso, significa que tem algo incrível para acrescentar que certamente será valioso para quem estiver ouvindo. 

Quer aprender a falar em público?

 O Eu Capacito fornece dezenas de cursos, inclusive sobre Como falar em público, que certamente auxiliará a dar os primeiros passos para desenvolver o palestrante que está dentro de você.

O curso apresenta elementos de linguagem corporal importante para perder o medo de falar em público e mostrar como se preparar para  discursos e reuniões, além de ensinar sobre desenvolver o objetivo de sua apresentação.

Por fim, o curso Como falar em público possui apenas 1 hora de duração. Uma forma rápida e acessível para desenvolver a comunicação e realizar palestras e discurso sem medo. É só clicar aqui e se inscrever!