Na última semana, a 24ª edição do Big Brother Brasil consagrou Davi como campeão. Neste ano, o reality contou com a participação de 26 integrantes, que ao longo do programa geraram não só entretenimento ao público, mas também contribuíram para uma maior exposição das marcas patrocinadoras.
Para avaliar as percepções dos consumidores sobre as ações publicitárias realizadas ao longo do Big Brother Brasil 2024, como também identificar os participantes preferidos do público e o poder de influência deles, o Instituto QualiBest elaborou uma pesquisa sobre o assunto. Entre 22 e 27 de março foram 1005 pessoas consultadas, de todas as regiões do país, com mais de 16 anos, de todas as classes sociais.
A pesquisa apontou o iFood (70%) e Mercado Livre (67%) como as marcas mais lembradas pelos entrevistados. O ranking segue com Chevrolet (56%), McDonald’s (54%) e Seara (54%). Apesar de o Mercado Livre estar em segundo lugar na lista de lembrança espontânea, o marketplace foi o patrocinador que mais agradou ao público com suas ações, segundo a afirmação de 15% dos entrevistados, seguido por Chevrolet e iFood, ambos com 11%.
De acordo com Fábia Silveira, gerente de Atendimento e Planejamento no Instituto QualiBest, o estudo apontou que as marcas que conseguiram melhor usar a plataforma do BBB em ações fora do programa, com ativações de OOH, ações com influenciadores e promoções nos próprios sites e aplicativos foram as que mais tiveram recall de marca. “iFood e Mercado Livre extrapolaram o universo da TV em suas ações de marca, com ativações 360º que tiveram impacto também quando as pessoas não estavam assistindo ao programa. Além disso, a pesquisa apontou que quando uma marca participa de uma prova do líder ou quando promove uma festa, elas são lembradas com mais facilidade”, explica.
Visibilidade e impacto do telespectador
A exposição das marcas no BBB 24 conta com um diferencial em relação às demais edições: a publicidade realizada pelos participantes. O levantamento aponta que 40% dos telespectadores gostariam de ver a Beatriz, do Brás, realizando campanhas publicitárias fora do programa. Já 39% apontam o Davi como o preferido na hora de anunciar os produtos dos patrocinadores.
Três quartos dos entrevistados se declararam impactados pelas marcas, sendo que cerca de metade da amostra comprou produtos das marcas patrocinadoras. O iFood foi apontado como a marca mais comprada, com 44%, seguida pelo Mercado Livre e Seara, ambos com 38%.
A confiabilidade dos patrocinadores também foi avaliada no estudo. Os dados apontam que 72% dos entrevistados concordam total ou parcialmente que as marcas transmitem confiança. Quando questionados sobre as marcas que mais recomendariam, Mercado Livre (48%) e iFood (47%) seguem na dianteira.
Comportamento e consumo
A pesquisa contemplou também como os telespectadores consomem o reality. Houve um aumento de 17 pontos percentuais no número de pessoas assistindo ao programa, em comparação a última edição do estudo: 76% dos entrevistados afirmaram acompanhar o BBB 24. Dentre eles, 39% assistem todos os dias da semana e 21% entre uma e duas vezes por semana.
A TV Globo foi a plataforma mais utilizada pelos entrevistados para acompanhar o programa, registrando um percentual de 75%, seguido pelo Instagram (45%) e Globo Play (38%). Em comparação ao ano anterior, o Instagram registrou aumento de 9 pontos percentual no consumo. “Vale destacar também uma queda importante dos canais pagos. O Multishow e o Pay-per-view foram lembrados por 15% e 17% respectivamente, enquanto em 2023 os percentuais eram de 29% e 26%”, complementa Fábia.
A taxa de satisfação com o formato do programa foi outro ponto abordado na pesquisa e 42% do público tem se posicionado de forma intermediária ao afirmar que estão gostando mais ou menos do BBB 24. Já 50% disseram que o reality está piorando ao longo dos anos. Dentre eles, 56% afirmam ser devido aos participantes da edição e 38% creditam o descontentamento as interferências da direção do programa.
Participantes + queridos
Davi (46%) é o participante mais querido do público, seguido por Beatriz (25%), Matteus (22%), Isabelle (19%) e Alane (18%). No lado oposto, como os menos queridos, estão Rodriguinho (19%), Leidy Elin (14%) e Wanessa Camargo (13%).