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5 ações com IA que ajudam o marketing a venderem mais

Segundo o estudo da HubSpot, métodos e ferramentas inovadoras são essenciais para o sucesso da área comercial.

Redação

13 de agosto de 2024

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O uso da inteligência artificial (IA) e a aplicação de novas soluções de tecnologia são grandes vantagens competitivas para os negócios e aliados importantes para aumentar o número de vendas e fortalecer os resultados das empresas. Segundo o estudo “O Estado das Vendas no Brasil”, divulgado pela HubSpot, métodos e ferramentas inovadoras são essenciais para o sucesso da área comercial.

Melhorar a eficiência, aumentar as previsões, reduzir tarefas repetitivas, gerar insights práticos e oportunidades de vendas são escolhas que podem potencializar os resultados dos negócios. Pensando nisso, a HubSpot elencou cinco possibilidades com a IA para as empresas gerarem mais vendas.

5 ações com IA que ajudam o marketing a venderem mais:

  1. Análise de dados e melhoria do atendimento ao cliente
    Essencial em praticamente todas as etapas do tratamento de informações, a IA automatiza processos e ajuda a avaliar comportamentos e informações de contato, cruzando e separando aquilo que será indispensável para o atendimento ao público. Também se faz necessário adotar a tecnologia de recursos como chatbots, assistentes virtuais e ferramentas de autoatendimento, para garantir ainda mais qualidade e provocar diversas interações e engajamento no atendimento ao cliente.
  2. Identificação de leads e potencialização da obtenção de insights
    A IA pode melhorar significativamente a segmentação e a personalização dos leads. Com os insights que a IA proporciona, a tomada de decisão da equipe passa por um processo de aprimoramento. A ferramenta consegue analisar bem um volume grande de informações e reconhecer padrões, melhorando estratégias de vendas preexistentes. Além disso, para potencializar a identificação e gerar a adoção de insights, um dos melhores recursos é a Inteligência Artificial PLN (Processamento de Linguagem Natural). A IA PLN tem a capacidade de analisar as interações humanas, viabilizando a geração de informações altamente importantes sobre os clientes.
  3. Automatização da geração de e-mails
    Para a adoção da IA nos e-mails, os recursos de geração de textos e de disparo automático são as melhores alternativas. De modo geral, a Inteligência Artificial generativa (GEN IA) ajuda a produzi-los a partir de certos comandos e informações. A operação pode ser facilitada com a integração a uma boa ferramenta de automação de marketing, com fluxos de nutrição.
  4. Elevação da precisão na previsão de vendas
    Para antecipar a possibilidade de um potencial cliente fechar uma compra, as empresas podem adotar a IA, que torna possível realizar esse tipo de previsão com a coleta e a análise de dados do contato — especialmente com a identificação do seu estado / etapa da jornada, na hora da compra.
  5. Fornecimento de recomendações
    Com a análise regular dos históricos, a IA consegue fornecer recomendações para os consumidores. Sendo assim, a IA pode fornecer orientações baseadas nas características dos compradores, o que gera um atendimento mais personalizado e, consequentemente, aumenta os níveis de engajamento.

    Veja também: Jornada inteligência artificial

Conquistar o público com produtos e serviços não é algo simples. No entanto, o uso da Inteligência Artificial (IA) integrada à gestão empresarial pode transformar os desafios em vantagens significativas e obter um mecanismo poderoso para gerar mais vendas. A IA é uma tecnologia que proporciona maior efetividade no processamento de dados e estratégias mais assertivas. Diante disso, dispor de estratégias e recursos de coleta e manutenção de dados é determinante para conseguir bons resultados, o que faz da IA uma ferramenta tão necessária no presente momento.

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