site para celular

Lixo eletrônico ocupa espaço na casa de 61% dos brasileiros

Redação

30 de junho de 2022

COMPARTILHE

Uma parcela da população brasileira (16%) ainda costuma descartar o lixo eletrônico junto com o lixo comum, identificou levantamento da V.Trends, hub de pesquisa e insights da Vivo. O hábito é nocivo ao meio ambiente, tendo em vista que o Brasil está entre os países que mais produzem lixo eletrônico no mundo, segundo o The Global E-waste Monitor.

Não saber o destino correto de aparelhos eletrônicos em desuso contribui para o fato de que 61% dos entrevistados mantêm lixo eletrônico em casa. As principais barreiras para o descarte, afirmam os participantes, seriam a falta de pontos de coleta especializados por perto (61%) e a ausência de informação de como descartar estes resíduos da maneira correta (44%).

Entre aqueles que fazem o descarte, 86% dizem que procuram separar seu lixo eletrônico dos demais resíduos recicláveis e 64% afirmam que fazem esse descarte em pontos de coleta especializados. E uma em cada cinco pessoas (19%) diz que costuma fazer o descarte junto com os demais recicláveis.

A pesquisa também revelou que aqueles com filhos costumam praticar com maior frequência hábitos sustentáveis, como a reciclagem. Cerca de 77% dizem que costumam fazer o descarte de lixo eletrônico, contra 66% do total de respondentes. Entre pais e mães, 62% sempre ou quase sempre descartam seu lixo em pontos de coleta seletiva, comparado com 48% do total e 54% sempre ou quase sempre dão preferência a marcas que tem compromisso com a sustentabilidade, comparado com 44% do total.

Em 2021, a Vivo bateu recorde em volume de resíduos eletrônicos coletados em programa com o consumidor, o Recicle com a Vivo. Foram 9,2 toneladas desses itens recolhidos e destinados para reciclagem, um crescimento de 21% em relação ao ano anterior.

TAGS:
sustentabilidadetecnologia

Conteúdos relacionados

Bem vindo de volta