Linguagens de programação: Conheça as mais requisitadas

Linguagens de programação mais requisitadas

Dentro do mercado de trabalho da tecnologia da informação, a habilidade de programar é uma das mais requisitadas em diversas áreas. Para ficar por dentro da demanda do mercado, confira uma lista com as 5 linguagens de programação mais requisitadas e a diferença entre elas.

  1. Python 
  2. Kotlin
  3. TypeScript
  4. Java
  5. JavaScript

Mas antes, o que é programação e por que eu devo aprender?

Simplificando o conceito: programação é um processo de escrita de instruções feitas para que um computador possa entender os comandos.

Para que esse computador possa entender os comandos, uma linguagem de programação específica deve ser criada dependendo dos sistemas operacionais que estão sendo utilizados. Por conta disso, sempre novas linguagens surgem ou são atualizadas, para que elas consigam acompanhar a velocidade dos novos sistemas integrados em computadores com inovações diferentes.

A área da T.I. são dependentes desses sistemas operacionais para poderem ler os programas. Caso contrário, seria impossível realizar tarefas que hoje acontecem com tanta naturalidade. Hoje, no Brasil, há uma falta de profissionais capacitados para atuarem com essas linguagens de programação, portanto existe uma grande possibilidade de ascensão em carreiras na área do desenvolvimento.

Python

Python é uma das linguagens de programação mais utilizada no desenvolvimento de sistemas. Apesar de ter surgido em 1991, as suas atualizações e novas versões conseguem suprir as necessidades dos programadores com maestria.

Ela é bastante diversa, podendo analisar tanto textos de dados científicos, como também auxiliar na criação de CGI. Essa linguagem de programação faz tanto sucesso que em 2018 foi escolhida como a segunda  “mais amada” de acordo com uma pesquisa do Stack Overflow.  

Kotlin

Já essa linguagem é mais recente e surgiu em 2010. Famosa por ser considerada versátil e por ser uma linguagem de programação considerada multiplataforma, foi desenvolvida pelo Sistema Android e tinha como objetivo poder atuar ao mesmo tempo que o Java, isso para que as organizações consigam migrar de uma linguagem para outra de maneira confortável e gradual.

TypeScript

Desenvolvida pela Microsoft, pode ser considerada um subconjunto de Javascript, ou seja, essas duas linguagens podem ser usadas em conjunto no mesmo código.

Dentro dessa lista é a maior nova a surgir, tendo sido lançada apenas em 2012. TypeScript possui 4 princípios fundamentais:  encapsulamento, herança, abstração e polimorfismo.

Java 

Uma das linguagens mais conhecidas dentro do mundo da programação e até mesmo fora dele. Java surgiu em 1995 e inovou com a vantagem de não estar presa a apenas um único sistema operacional.

Apesar de parecer antiga por conta do seu ano de lançamento, muitas organizações ainda se beneficiam dessa linguagem, portanto ainda vale muito a pena aprendê-la uma vez que ela está muito longe de ser considerada obsoleta dentro do mundo da programação.

Javascript

Também apelidada como JS, essa é uma das linguagens favoritas dos desenvolvedores front-end, back-end e mobile em geral.

Ela é muito favorável para programação de sites online e até mesmo aplicativos, estando presente em diversas plataformas da atualidade, como por exemplo o Facebook. Surgiu em 1995 e foi uma das linguagens responsáveis pelo desenvolvimento das páginas na internet como as conhecemos hoje.

Como começar a estudar as linguagens de programação?

Dentro da plataforma Eu Capacito existem cursos introdutórios para você começar seu trajeto dentro dessa área, como por exemplo: “Dê seus primeiros passos com Python” ou até mesmo “Por onde começar? Lógica da programação”.

Também estão disponíveis cursos de Java, JavaScript e outros programas importantes para começar dentro da área de T.I em geral. Confira agora!