Os consumidores estão utilizando mais meios digitais para realizar suas compras, revelou um novo estudo da Capgemini. De acordo com o levantamento, um em cada cinco consumidores, inclusive, já usou IA generativa em compras e quase metade dos consumidores da Geração Z já compraram produtos em uma plataforma de mídia social.
Apesar dessa maior inclinação ao digital, o estudo observa que que os consumidores seguem “preguiçosos”, pois ainda buscam a figura do vendedor para realizar a compra de um produto. Neste contexto, Mauricio Andrade de Paula, especialista em Transformação Digital para empresas de Bens de Consumo, Varejo e Distribuição LatAm da Capgemini, exemplifica o chatbox como uma ferramenta mais avançada de busca, mas menos evoluída pois responde as dúvidas de forma menos aprofundada, com respostas curtas e sem o devido contexto para aquele consumidor.
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A pesquisa mostra que as redes sociais ainda são um meio de muita confiança dos consumidores, pois passa a impressão de ser um ambiente autorregulador para mentiras de vendedores, com a presença de influenciadores, consumidores e espaço para comentários que identificam as falhas e alertam para mentiras. Entretanto, há o alerta de que AI também faz avaliação de produtos nas redes sociais, o que pode afetar a credibilidade de informação passada.
Mauricio lembra que no contexto da digitalização acelerada dos últimos anos, não há mais a separação da loja física e o digital. Agora é “Figital”. “A loja dos sonhos do consumidor é a loja que o consumidor consegue testar, usar, ações sustentáveis para ele devolver um produto, etc e que tenha as mesmas ferramentas tecnológicas que digital consegue oferecer. As estratégias de e-commerce e loja física precisam ser conectadas e não separadas”, destaca.