O novo Índice de Força de Trabalho do Slack, realizado em parceria com a Qualtrics, aponta para a incerteza e o desconforto em torno do uso da Inteligência Artificial no trabalho.
No Brasil, 35% dos entrevistados relatam que se sentem desconfortáveis em admitir o uso da IA para seus gerentes por medo de perderem o emprego, de serem vistos como incompetentes ou preguiçosos.
“Muito do fardo hoje foi colocado sobre os trabalhadores para descobrir a IA. É importante que os líderes não apenas treinem os funcionários para usá-la, mas também incentivem os funcionários a falar sobre isso e experimentar essa tecnologia abertamente”, diz Christina Janzer, vice-presidente sênior de pesquisa e análise do Slack.
Para Christina, no entanto, a chegada de agentes de IA – com funções e diretrizes claramente definidas –ajudará a dissolver a ambiguidade e a ansiedade que muitos trabalhadores sentem em relação ao uso da IA no trabalho.
Apesar da incerteza em torno da IA em seu local de trabalho atual, vale ressaltar que 90% dos brasileiros sentem urgência em se tornar um especialista no tema. Ainda assim, apenas 49% gastaram menos de cinco horas no total aprendendo a usar a IA.
A pesquisa incluiu 17.372 trabalhadores na Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Holanda, Cingapura, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido e EUA e foi realizada entre 2 e 23 de agosto de 2024.