Para manter as vendas aquecidas no ambiente digital, muitos empreendedores desejam apostar em novas ferramentas neste ano. Cerca de 36% querem começar a usar Inteligência Artificial e quase 37% pretendem implementar vídeos dos produtos na loja virtual, a fim de melhorar a conversão de vendas. Atendimento digital e chatbots (conversational commerce) também são destaque (30%). Os dados são do NuvemCommerce, estudo anual sobre o e-commerce e o empreendedor brasileiro no ambiente digital, realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais.
“As pequenas e médias empresas registraram um crescimento de 22% no faturamento no último ano. As tendências apontadas pelo mercado, como inteligência artificial e uso de vídeos para mostrar os produtos na loja virtual, já estão no radar dos empreendedores. Percebemos que eles também desejam investir ainda mais em conhecimento para expandir as vendas e aproveitar as tecnologias de forma estratégica. Neste ano, a Nuvemshop continuará apoiando os empreendedores por meio de treinamentos, workshops e ferramentas para auxiliar esse processo”, comenta Luiz Natal, Gerente de Plataforma da Nuvemshop.
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Ainda sobre os planos para 2024, o estudo indica que os lojistas pretendem expandir ainda mais a estratégia dos negócios virtuais. 51% dos empreendedores pretendem aprender mais sobre estratégias de e-commerce; 29% desejam expandir seu portfólio de produtos; e 28% querem ampliar canais de venda online.
Sobre os desafios e aprendizados para a gestão do negócio referente ao ano passado, 44% dos empreendedores afirmam que a falta de capital de giro para reinvestir na loja foi a maior dificuldade enfrentada. Conhecer e dominar as ferramentas necessárias para crescer (29%) e a falta de tempo para administrar todo o negócio (25%) também foram desafios destacados por eles. Além disso, quando perguntados sobre as dificuldades enfrentadas diretamente no e-commerce, os empreendedores afirmam que a baixa taxa de conversão (38%) e o alto custo de frete (21%) são os principais impasses, seguidos por dificuldade para precificar (13%) e carrinhos abandonados (12%).
Em 2023, as pequenas e médias empresas do varejo online faturaram R$3,3 bilhões, um crescimento de 22% em relação a 2022, segundo dados do estudo NuvemCommerce 2024.