Com a evolução da tecnologia, armazenar dados com segurança é cada vez mais complexo para as empresas.
Diversos setores têm investido em cibersegurança, pois eles precisam proteger desde as redes físicas até os aplicativos de usuários
Entenda mais o que é e quais setores têm buscado esses profissionais.
O que é Cibersegurança?
Cibersegurança é a prática de proteger e manter seguro computadores, servidores, dispositivos móveis, sistemas eletrônicos, redes, dados, entre outros. Os profissionais dessa área também são conhecidos como “segurança da tecnologia da informação” ou “segurança de informações eletrônicas”.
A segurança cibernética deve ser executada em vários níveis, desde as redes físicas até aplicativos para os usuários. Com a necessidade de transformar empresas para o ambiente virtual, por conta da pandemia, ficou claro o quanto esses profissionais são indispensáveis.
As empresas tiveram que se adaptar e investir em cibersegurança para manter os dados seguros. Afinal, assim como cresceu o uso da tecnologia, cresceu também a quantidade de crimes e ameaças virtuais.
Somente em 2019, antes da pandemia causada pelo novo coronavírus, cerca de 7,9 bilhões de registros foram expostos por violações de dados, segundo o relatório da RiskBased Security. O que torna os profissionais de segurança de tecnologia essenciais nos dias atuais.
Quer ficar por dentro da economia digital? Assine nossa newsletter e saiba mais sobre as novidades do Eu Capacito
Quais setores têm buscado mais esses profissionais
Atualmente, todos os setores estão buscando investir em cibersegurança. Tanto a aceleração da transformação digital das empresas como o começo da vigência de Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) intensificou a procura por esses profissionais.
Além disso, o Brasil é um dos países que está na mira dos cibercriminosos, sendo o quinto no mundo que mais sofreu ataques de ransonware no primeiro trimestre de 2021, de acordo com a SonicWall.
Com os ataques hackers e vazamento de dados, o gasto com recuperação de informações e pagamento de valores praticamente inviáveis de “resgate”, essa área tornou-se indispensável.
Veja abaixo os principais setores que estão buscando profissionais para manter a cibersegurança das empresas são:
-
Saúde
A área médica sofre com constante vazamento de dados e ataques. Principalmente ao longo da pandemia, quando os sistemas se mostraram mais vulneráveis e, consequentemente, sofreram mais ataques.
-
Educação
Outro setor que tem buscando investir em cibersegurança é a Educação. De acordo com a Check Ponit Software, cerca de 478 instituições de ensino ou de pesquisa sofreram com invasões em seus sistemas de janeiro a agosto de 2020.
A pandemia intensificou as invasões através de plataformas como Google Meet, Zoom, entre outras utilizadas diariamente por empresas e instituições do ramo para reuniões, aulas, etc.
-
Agronegócio
Outro setor que tem buscado investir em cibersegurança é o agronegócio. Este setor é um dos grandes pilares da economia do Brasil, por isso vem atraindo ataques hackers.
O setor de agronegócio tem algumas vulnerabilidades de infraestrutura de rede, mas os gestores da área estão buscando investir fortemente em tecnologias que trazem mais eficiência operacional, garantindo a segurança e proteção dos dados.
-
Indústria e serviços
Por fim, o setor da indústria e de serviços também estão buscando investir em cibersegurança, visto que, quando são atacados, os produtos podem deixar de chegar para o consumidor final.
Para se ter uma ideia, em 2020, os ataques a fabricantes de produtos médicos e farmacêuticos e empresas de energia dobraram, segundo relatório do IBM Security.
Os bancos estão constantemente investindo em formas de manter todo o seu sistema seguro, afinal, instituições financeiras são os principais alvos dos hackers. De acordo com a Febraban, essas empresas investem R$2,5 bilhões em cibersegurança por ano.
Mas hoje em dia todas as empresas que utilizam redes e internet podem acabar sofrendo com ataques e roubo de dados. Por isso, a importância de uma equipe de cibersegurança que vai manter protocolos criptografados para sua empresa, podendo também codificar e-mail, arquivos e outros dados da empresa.
O profissional não só protege as informações transmitidas, mas também impede que sejam perdidas ou roubadas.
Por isso, cibersegurança é uma das profissões mais promissoras na área de tecnologia.
Quer saber mais sobre essa profissão em ascensão? Entender quais habilidades você precisa para entrar nesta área? Baixe já nosso e-book acessando este link.
O Eu Capacito também disponibiliza uma diversidade de cursos para se desenvolver e opções para adquirir e aperfeiçoar novas habilidades.
Confira nossa lista de cursos clicando aqui.