Afinal, gerente de produto pode ser visto como um CEO? É ele quem lidera toda a operação? De acordo com esse artigo de Karl Rumelhart, publicado originalmente na CIO americana, a resposta é depende e eles explicam por quê.
Dizem que toda empresa é, agora, pelo menos em parte, uma empresa de software, o que sem dúvida está mudando o cenário de TI. Como resultado, os gerentes de produto (PMs – na sigla em inglês) têm mais oportunidades e são mais importantes do que nunca.
No entanto, muitas vezes é perguntado por todos, desde o diretor de informações até os técnicos de suporte técnico: o que exatamente um gerente de produto faz?
A resposta tradicional é que um gerente de produto é o executivo-chefe de seu produto. Como todos os clichês, este é verdadeiro e falso. Vamos ver se podemos separar o fato da ficção.
Porque gerentes de produto não são CEOs
Por um lado, esta comparação é ilusória. Primeiro, como CEO, você supervisiona todos os funcionários; em última análise, todos trabalham para você (ou para os acionistas, se sua empresa for negociada publicamente).
Por outro lado, como PM, muito poucas pessoas realmente se reportam a você (ou estão mesmo em sua linha pontilhada no organograma). De fato, pedir que seja de outra forma é um caminho infalível para queimar pontes, isolar-se e não fazer nada.
Como CEO, as pessoas (geralmente) seguem você porque você é o chefão. Claro, é melhor ouvir sua equipe e explicar seu pensamento, mas no final do dia, você define as regras. E se alguém não as seguir, você tem o poder de mostrar a eles a porta.
Este é o extremo oposto de como os PMs exercem nosso negócio. Em vez de puxar a classificação, organizamos os dados. Citamos grupos de foco e relatórios de uso e estudos de caso e testes A/B e classificação de cartões. Vivemos e morremos por análises e métricas, não por anedotas ou irritações.
Como é esse princípio na prática? Considere a vez em que Marissa Meyer, então Chefe de Produto do Google, encomendou 41 testes da cor azul para ver qual deles geraria mais cliques. A abordagem de Meyer de números em primeiro lugar, apenas números, pode ser extrema, mas mesmo o principal designer da empresa – que disse que esse modus operandi o levou a sair – disse que “não poderia culpar o Google por essa dependência de dados”.
Além disso, observe o que Meyer não fez: Ela não emitiu comandos. Ela emitiu um pedido de dados.
E se você não tiver nenhum dado? Ou se os dados que você possui não são claros ou estão incompletos? Ou se o seu contraponto de engenharia for simplesmente teimosia?
Mesmo assim, um PM nunca apela à autoridade. Nesses casos, recorremos à confiança que desenvolvemos com nossos colegas de trabalho. Sem nosso cartão de visita, o único cartão que nos resta são os relacionamentos que construímos.
Esse fallback funciona porque, se um PM está fazendo seu trabalho, todos na equipe sabem que estão comprometidos incondicionalmente com seu sucesso – sem a necessidade de crédito. Afinal, ao contrário de um CEO, um PM não precisa se preocupar com o preço das ações da empresa ou se o TechCrunch cobriu o último comunicado de imprensa da empresa. A primeira, segunda e terceira preocupações de um PM são o produto, o produto e o produto.
Porque gerentes de produto são CEOs
Por outro lado, um PM compartilha vários traços centrais com um CEO. Aqui está o primeiro: vocês dois são responsáveis por basicamente tudo.
Especificamente, você é responsável pelos resultados. Seja qual for o resultado – um ciclo de atualização está paralisado; os custos de aquisição de clientes estão aumentando; os clientes freemium não estão convertendo para os premium – você é o dono disso.
Mesmo que outros possam ter culpa, o problema quase sempre envolve o produto. E tudo o que envolve o produto, envolve o gerente de produto.
De fato, onde quer que surjam problemas, como uma mariposa em uma chama, é aí que entra um PM. Você pode não ser formalmente um membro de outra equipe, mas o fracasso deles é o seu fracasso. Como um CEO, seu trabalho não se limita a uma única pista; seu trabalho é resolver problemas, independentemente da província.
Portanto, se o produto precisar de mais clientes, você se oferece para participar de demonstrações de vendas. Se os clientes existentes estiverem preenchendo muitos relatórios de bugs, você se oferece para participar da reunião diária de engenharia. É o destino dos PMs e CEOs serem os responsáveis por assumir qualquer problema.
Aqui está outra maneira de pensar nas semelhanças PM-CEO: Tanto para um PM quanto para um CEO, a coisa mais importante que você faz é tomar decisões. O CEO decide a direção da empresa e o PM decide a direção do produto. Portanto, vocês dois valorizam muito a coleta de informações.
De fato, para ter sucesso como CEO, você precisa estar excepcionalmente bem informado — não apenas sobre sua empresa e setor, mas também sobre a economia e os regulamentos. O mesmo vale para um PM: para ter sucesso, você precisa estar bem informado não apenas sobre seu produto, mas também sobre sua pilha de tecnologia, dados demográficos de clientes e margens de lucro. Afinal, você não pode resolver um problema se não o entender.
Pense no paralelo desta forma: nem um CEO nem um PM devem ser consultados sobre se o site da empresa usa Java. Mas ambos devem ser mantidos informados, para que possam trazer as considerações gerais que só eles podem ver.
Relato da experiência
A questão de saber se um gerente de produto é um executivo-chefe de seu produto é mais do que acadêmica. A resposta revela muito sobre seus silos organizacionais, seu compromisso com a colaboração e se você capacita aqueles cuja única missão é o seu sucesso coletivo.
Claro, como diretor de produtos, sou tendencioso, mas meu viés vem de mais de 20 anos de experiência com uma variedade de empresas de software. Trabalhei para startups; eu trabalhei para instituições. Dirigi departamentos de pesquisa e escrevi código.
E se há uma linha comum ao longo da minha carreira, é esta: os melhores PMs oferecem o melhor dos dois mundos. Sua desenvoltura os torna realmente chefes, enquanto sua abnegação os torna indispensáveis.
E se essas características parecem desejáveis, então você se deparou com um segundo tópico: o melhor treinamento para ser um executivo-chefe pode vir de um gerente de produto.