Saiba como trabalha um designer de produto digital

17 de novembro de 2021

Produtos digitais é uma  área relativamente nova nas empresas, mas que tem ganhado relevância.

Os profissionais desta área criam produtos e imagens para comunicar ideias e estratégias de produtos e empresas.

Eles também descobrem uma nova forma de inovar na construção de produtos digitais. 

A importância da fluência em design na construção de produtos digitais

A fluência em design é uma das principais etapas para a construção de produtos digitais.  

O designer ajuda a comunicar e expressar em aspectos visuais e verbais para transmitir a mensagem de forma clara e objetiva.

O profissional dessa área tem que apresentar suas ideias e estratégias de forma a convencer a elaboração dos produtos digitais. Pois,  quem criou o  produto consegue explicar  a sua criação e comentar sobre a mensagem que quer transmitir. 

Ter fluência em design para a construção de produtos digitais significa tomar decisões para atingir os usuários de forma positiva. A responsabilidade do profissional de design de produto digital é de criar soluções e fazer a ligação do usuário com o sistema de forma estratégica. 

Afinal, a construção de produtos digitais está relacionada com a ideia que o produto representa, otimizando o funcionamento do produto e simplificando a experiência dos usuários. 

A forma de solucionar problemas de design e de criar produtos digitais está mudando junto com a sociedade que está mais conectada no relacionamento e no desenvolvimento das estratégias no campo digital. 

O designer de produtos digitais vai além do relacionamento com os usuários, o profissional busca formas de realizar algo de maneira mais efetiva, com o foco em valorizar e otimizar o tempo das pessoas em suas entregas finais. 

Como trabalha o designer de produto digital?

O designer ajuda a encontrar uma solução mais rápida e fácil para os usuários, é responsável por investigar, mapear e definir o problema que seu produto quer resolver para o público em questão. 

O  profissional é de extrema importância para determinar o caminho que faça sentido para um determinado grupo de pessoas. O foco está em descobrir também quem será o público que usaria os produtos da empresa e quais são seus objetivos, hábitos e, assim, entender como trazer uma solução adequada para essas pessoas. 

Por isso, o design de produtos digitais investiga quem são as pessoas que querem atingir, para elaborar estratégias com foco na otimização de tempo do usuário final. 

O profissional é responsável por unir diversas outras áreas e conhecimentos para saber como comunicar de forma assertiva para os usuários, olhando além das “dores” do público-alvo, mas também para as necessidades da campanha. 

Além disso, o foco maior do design de produtos digitais não está só nas métricas para entender o sucesso das campanhas, mas também em seu desenvolvimento e principalmente na estratégia que será utilizada para o objetivo final. 

Quer ficar por dentro da economia digital? Assine nossa newsletter e saiba mais sobre as novidades do Eu Capacito

O que é um designer de produtos digitais? 

O designer de produtos digitais realiza o trabalho de pesquisar e entender sobre a proposição de valor de determinado produto, os modelos mentais sobre como atender as necessidades dos usuários e como as pessoas podem usar determinado produto. 

Portanto, o design atende também a interações do projeto e toda a estratégia do produto para saber claramente qual a proposição de valor do produto. Além da apresentação de sua ideia que tem que ser passada de forma assertiva para não criar um produto confuso que não vai conseguir sucesso no mercado. 

 

O design de produtos digitais pode ter conhecimento em experiência do usuário (UX) para desenvolver estratégias, gerenciar produtos e pesquisar. E também em Design Thinking, para organizar o processo criativo e incluir os usuários de um modo produtivo e colaborativo. 

Essas habilidades podem ser adquiridas de modo gratuito no site do Eu Capacito.  O curso de UX – Experiência do Usuário, por exemplo,  ensina a vivência de abordagens e técnicas de design através da experiência do usuário.

Por fim, o profissional está sempre buscando se atualizar para acompanhar a evolução da tecnologia. Os designers de produtos digitais fazem pesquisas, buscam interação, conhecimento  e diversas habilidades para atuar na área. 

O que faz o Design thinking?

O Design thinking auxilia a colaborar, alinhar equipes, resolver problemas reais, melhorar a experiência do usuário e responder com rapidez. Os cursos são uma forma de explorar e aprimorar as estratégias para o design de produtos digitais. 

Além disso, Eu Capacito disponibiliza diversos outros cursos para se desenvolver e opções para adquirir e aperfeiçoar novas habilidades. 

Confira nossa lista de cursos clicando aqui.