Para 39% dos brasileiros, a falta de oportunidade para inovar ou tentar algo novo é uma das principais motivações para deixar o emprego atual. O dado é de uma pesquisa da OnePoll conduzida pela Citrix.
Segundo o levantamento – que buscou entender as razões que levam as pessoas a deixarem seus empregos -, o salário competitivo é motivo para 38% trocarem de posto. Já a flexibilidade de horários e local de trabalho faz com que 31% cogitem mudar de emprego.
Tema que ganhou atenção da cultura organizacional, a experiência do funcionário também é um fator de retenção para colaboradores. Para 20% dos brasileiros ouvidos, a experiência no local de trabalho era ou ainda é ruim. Ou seja, os processos eram complexos desnecessariamente. O esgotamento também ressoa para 21% dos entrevistados.
Dos entrevistados, 28% considerariam sair do emprego e/ou começar a procurar um novo se a flexibilidade (a capacidade de selecionar e escolher quando e de onde eu trabalho) não for oferecida. O retorno ao escritório em tempo integral também afastaria potencialmente colaboradores, com 9% deles afirmando que considerariam sair caso isso aconteça. Já 23% trocariam de emprego se um possível empregador oferecesse o esquema de trabalho do qual preferisse.