Saúde mental e qualidade de vida não estão associadas apenas ao lado pessoal, mas também à nossa vida dentro do ambiente de trabalho.
Cada vez mais pessoas buscam melhores formas de conciliar a vida pessoal e profissional para ter mais tranquilidade e equilíbrio.
Por isso, é crescente o número de instituições e empresas ajudando seus colaboradores nessa jornada.
Proporcionar boas condições de trabalho nas empresas e um ambiente saudável pode trazer resultados significativos não apenas para as pessoas, mas para o negócio como um todo.
Importância da saúde mental no ambiente de trabalho
A saúde mental das pessoas está diretamente relacionada à produtividade e desempenho de suas atividades.
Por isso, condições que afetam diariamente as pessoas colaboram para trazer tantos resultados positivos como negativos para todos: empresa e colaboradores.
O ambiente de trabalho que a empresa proporciona faz toda a diferença na vida dos colaboradores e nos seus resultados.
Essa é a razão para mais e mais instituições promoverem um ambiente saudável, com programas de saúde para apoiar o colaborador.
Essa promoção da saúde mental e qualidade de vida do trabalhador é um investimento da empresa que auxilia na melhoria dos serviços prestados e reduz custos com absenteísmo, problemas de saúde, rotatividade, entre outros.
Além disso, a promoção da saúde mental dos colaboradores contribui para o amadurecimento individual.
Tudo isso permite às pessoas conhecerem melhor a si próprias e aperfeiçoarem suas habilidades profissionais.
Mas, nem todas as empresas promovem atividades voltadas ao equilíbrio pessoal dos colaboradores.
Por isso, cada pessoa pode buscar uma melhor saúde mental e qualidade de vida independentemente das iniciativas promovidas pela empresa onde trabalha.
Impactos da saúde mental e qualidade de vida
Com a chegada da pandemia da covid-19, a incerteza dos cenários causou instabilidade emocional e desencadeou uma série de sentimentos para todas as pessoas dentro e fora do ambiente corporativo.
Sentimentos como ansiedade, receio, insegurança, entre outros passaram a afetar pessoas que antes tinham um bom equilíbrio emocional.
Além de enfrentar esses sentimentos, grande parte das pessoas ainda precisaram lidar com a adoção ao home office, em que uma nova rotina teve que ser restabelecida junto com toda a família dentro do ambiente de trabalho.
Porém, para tornar a convivência de todos mais agradável, surgiram diversas orientações gratuitas e online sobre as melhores práticas para trabalhar em casa, o que ajuda, mas não resolve todos os desafios da qualidade de vida.
Uma pesquisa do International Stress Menagement Association (ISMA) mostra que 90% dos brasileiros no mercado de trabalho apresentaram sintomas de ansiedade e 47% deles também apresentam sinais de depressão.
Dessa forma, para complementar dicas e orientações para o trabalho dentro de casa, as empresas precisam olhar para seus colaboradores e trabalhar o lado emocional também.
As causas são pré-pandêmicas
Mesmo antes da pandemia, a saúde emocional já era uma questão séria.
Em 2017 o Brasil já liderava o ranking de maior número de casos de transtornos de ansiedade, segundo a própria Organização Mundial de Saúde (OMS).
Esses transtornos psicológicos afetam as habilidades profissionais e pessoais.
Além disso, um ambiente profissional desagradável pode ampliá-los ainda mais.
Algumas das causas conhecidas que estimulam a ansiedade são:
- longas jornadas de trabalho;
- excesso de responsabilidade;
- competitividade agressiva;
- falta de orientação da liderança;
- relacionamento ruim entre a equipe
- medo do chefe;
- medo de perder o emprego.
Contudo, existem diversas medidas preventivas que podem ser aplicadas para promover a saúde mental e qualidade de vida nas empresas.
Programas e ações de empresas podem iniciar com foco no desenvolvimento pessoal e profissional.
Desenvolvimento pessoal e profissional
Há formas de buscar a saúde mental e qualidade de vida profissional com ações internas e mesmo com treinamentos.
Os colaboradores que são líderes nas empresas podem desenvolver ações voltadas à inclusão e senso de pertencimento, por exemplo.
Além disso, é possível melhorar o clima interno com incentivo à prática de exercícios físicos, momentos de relaxamento, capacitação da equipe sobre a saúde mental, incentivar o acompanhamento psicológico, entre outros.
Os colaboradores podem também iniciar a capacitação pessoal, por meio de cursos gratuitos, como no Eu Capacito, que apoia e incentiva a busca pelo equilíbrio emocional, a comunicação corporativa, e diversos outros.
São vários cursos que promovem conhecimentos para a vida no trabalho, na sociedade e no dia a dia.
Buscar melhorar como pessoa e como profissional traz mais qualidade de vida, e desenvolve habilidades que colaboram no trabalho e na sociedade.
Como melhorar o ambiente corporativo
Para começar a implementar programas de saúde emocional na empresa, procure primeiro investir em capacitação, para, então, realizar ações específicas.
A comunicação é uma grande aliada. Conversas mais abertas com os colaboradores podem ajudar a entender as necessidades e alcançar os objetivos juntos.
Por fim, as pessoas podem buscar ambientes mais confortáveis, não só na empresa, mas também em casa, onde todos que convivem no dia a dia possam ter mais harmonia também no período de trabalho.
Promover a saúde mental do trabalhador e a qualidade de vida é dever das organizações. Mas, a busca pelo desenvolvimento na vida pessoal cabe apenas ao indivíduo.
Começando com a capacitação, o profissional terá mais oportunidade de alavancar sua carreira de forma equilibrada.
No Eu Capacito, é possível encontrar uma diversidade de cursos para se desenvolver no trabalho e opções para adquirir e aperfeiçoar novas habilidades. Confira nossa lista de cursos clicando aqui.