Um relatório publicado pela Udemy, plataforma de aprendizado e marketplace, mostrou que as empresas do setor de tecnologias seguem buscando por habilidades técnicas enquanto elas procuram acompanhar o ritmo acelerado de inovação. Segundo o estudo, as cincos habilidades que mais cresceram no ranking de buscas são: gerenciamento de projetos (59%), linguagem SQL (49%), chatbot (41%), framework Scrum (38%) e software Microsoft Power BI (35%).
“Com a atual escassez de talentos na área de tecnologia no país, esses temas se tornaram prioridades para impulsionar o sucesso e a inovação.”, afirmou Raphael Spinelli, diretor regional da Udemy para América Latina.
A pesquisa também destaca quais as habilidades mais procuradas nos setores de financeiros, de consultoria e de atividades terceirizadas. Enquanto os empregadores terceirizados pedem por automação de projetos e domínio do Blazor e do Microsoft Copilot, os serviços de consultoria tem adotados tecnologia empresarial, pedindo que seus funcionários com experiência no uso do Oracle Cloud e do Oracle Integration Cloud, para que possam acelerar projetos e dar suporte a uma variedade de funções internas.
Leia também: Principais habilidades que serão demandadas para devs em 2025
Já para aqueles que buscam entrar para o mercado financeiro, o ideal é investir nas soft skills. Segundo a Udemy, o setor tem priorizado cada vez mais cursos de formação de gestores, além de habilidades profissionais centradas nos funcionários, como desenvolvimento de carreira, gestão de conflitos e inteligência emocional.
O relatório da Udemy ainda aponta para os temas mais presentes nas empresas em escala global, são eles: a produtividade pessoal, que se destacou entre as dez habilidades profissionais mais procuradas no terceiro trimestre, registrando um aumento de 17% em comparação com o segundo trimestre; as técnicas de gerenciamento de tempo, que cresceram em 12% na prioridade das empresas desde a última pesquisa; e a corrida em direção à IA generativa e à automação.
Este último teve um grande crescimento (26%) a partir da nova prioridade das empresas em acelerar a automação, a tomada de decisões baseada em dados e a adoção da IA generativa. A administração de sistemas Linux também foi uma habilidade em crescimento, com um aumento de importância de 36% em relação ao trimestre passado. Segundo a Udemy, o dado mostra que as empresas sentem a necessidade de adotar ferramentas que permitam a mudança para plataformas em nuvem.
Aprenda habilidades para aprimorar seu currículo em um dos nossos cursos.