- O mercado de trabalho exige que profissionais aprimorem suas habilidades e procurem desenvolver novas competências para crescer dentro da empresa.
- A crise econômica mundial causada pela pandemia do novo coronavírus impulsionou o desenvolvimento de novas competências
- Profissionais estão buscando se reinventar para conseguir mais oportunidades.
- Com tantas inovações e mudanças surgindo, novas competências serão exigidas no mundo corporativo.
3 principais competências para 2022
Já pensou nas competências que serão demandas em 2022? Com o crescimento do mercado e tantas inovações, os profissionais estão buscando formas de se atualizar para permanecer no mercado e conseguir ter vantagens perante seus concorrentes.
As competências profissionais envolvem as habilidades, saberes, conhecimentos e capacidade de realizar atividades com maestria.
Afinal, um profissional com diferentes habilidades agrega mais à corporação.
A expectativa para o próximo ano é que o mercado corporativo se recupere da crise mundial causada pela pandemia do novo coronavírus.
Assim, esperamos que surjam mais vagas de emprego.
De acordo com o relatório “O Futuro do Trabalho”, do Fórum Econômico Mundial, há três principais competências que serão destaque em 2022:
1 – Pensamento inovador e analítico
Essa já é uma competência de destaque em 2021.
Afinal, profissionais que sabem opinar agregam valor com ideias inovadoras e usam a criatividade para aproveitar mais oportunidades de crescimento.
O pensamento inovador e analítico faz uso da lógica e contribui para resolver problemas de forma assertiva e direta.
Dessa forma, é possível trazer melhorias para toda a corporação tornando o ambiente de trabalho mais produtivo e agradável.
2 – Aprendizado ativo e estratégias de aprendizado
Uma das competências mais valorizadas é a busca ativa por conhecimento, ou seja, procurar ativamente por novos aprendizados e estratégias para aprender mais.
Portanto, você pode buscar compreender as implicações de novas informações para a solução de problemas, por exemplo.
Outro ponto importante é a tomada de decisão, que envolve selecionar e usar métodos de aprendizagem assertiva e procedimentos de treinamento com instruções adequadas para cada situação.
3 – Criatividade, originalidade e iniciativa
Por fim, a terceira competência do estudo é composta pela trinca: criatividade, originalidade e iniciativa.
Isso quer dizer que quem busca desenvolver essas três características pode se destacar no mundo corporativo.
Elas ajudam os profissionais a apresentarem opiniões diferentes de forma colaborativa para chegarem a um acordo sobre as melhores soluções para a empresa e resolverem com criatividade as situações adversas.
Além disso, essas habilidades exigem que você se disponha a assumir responsabilidades e desafios.
Quer ficar por dentro da economia digital? Assine nossa newsletter e saiba mais sobre as novidades do Eu Capacito
Competências mais exigidas atualmente pelo mercado
Contudo, existem outras três competências que já são pedidas hoje pelo mercado:
1. Organizacional
Em que você deve desenvolver a visão estratégica, o trabalho em equipe e a visão sistêmica.
2. Técnica
Ela trabalha o lado de conhecimento específico, como software, ferramentas diversas, conhecimentos em informática, entre outros.
Essa habilidade tem sido muito exigida em razão do home office, por causa da necessidade de trabalhar com ferramentas de tecnologia
Para isso, é fundamental ter conhecimento de informática.
3.Principais competências comportamentais
Por último, não podemos deixar de citar as soft skills, como flexibilidade, boa comunicação, comprometimento, entre outras.
Para desenvolver as chamadas habilidades comportamentais, você pode contar com cursos gratuitos do Eu Capacito.
Um exemplo é 5 habilidades para impulsionar sua carreira, que trabalha a inteligência emocional, foco, colaboração, persuasão e adaptabilidade.
Há, também, o curso de habilidades profissionais que apresenta habilidades necessárias para passar do ambiente acadêmico para o profissional de forma assertiva.
Uma das competências desenvolvidas no curso “habilidade profissional” é a criatividade para resolver problemas com pensamento crítico.
Além disso, é válido trabalhar o desenvolvimento de competências relacionadas à tecnologia, para atender melhor às demandas do trabalho home office, cada vez mais comum.
Não deixe de trabalhar suas principais competências
Por isso, é importante estar sempre atualizado e buscar aprimorar seus conhecimentos e habilidades.
Afinal, o mercado de trabalho é competitivo e os profissionais que estão em constante desenvolvimento são os mais disputados pelas empresas.
Combinar as habilidades e buscar crescer profissionalmente é um ponto importante para conquistar novas oportunidades. Mas, não se esqueça que ter soft skills também têm um papel relevante tanto o nosso lado profissional quanto o pessoal.
Demonstrar atitude cooperativa e que está aberto a construir relacionamentos no ambiente de profissional são importantes para qualquer área.
No Eu Capacito, é possível encontrar uma diversidade de cursos para se desenvolver competências técnicas e habilidades comportamentais.
Confira nossa lista de cursos clicando aqui.